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Escola no interior de MT aplica conceitos com jardins sustentáveis
Profissionais da Escola Estadual José Ourives, em Barra do Bugres, estão adotando novas alternativas para ensinar. Trata-se do Projeto Jardim na Escola que além de transformar o ambiente, está trabalhando conceitos de ecologia, sustentabilidade e preservação entre o público estudantil.
As atividades valorizam o trabalho em equipe e os resultados são visíveis. A unidade escolar é pequena, conta com 7 salas de aula no sistema de Ciclos do 1º ao 6º ano de Ensino Fundamental.
As crianças se envolvem com as atividades e dividem as tarefas, além de aprenderem sobre a importância das plantas para sobrevivência das pessoas. Enquanto os estudantes do período da manhã plantam, os que estudam a tarde se responsabilizam pelos cuidados de limpar e regar.
Cada etapa é uma descoberta, desde o contato com a terra, preparo dos canteiros e o encanto com as sementes que brotam. As ações têm despertado nos alunos, o exercício da paciência e da perseverança.
“Percebemos que os alunos estão aprendendo a trabalhar em conjunto, a visualizar o meio ao seu redor de uma forma mais sensível, ecológica e sustentável, enquanto que a natureza os brinda com a transformação de pequenas sementes ou mudas de plantas e flores coloridas”, disse Rosinete Fernandes da Silva, idealizadora do projeto.
A expectativa é que essa vivência possa transformar não só os pequenos espaços da escola, mas também a vida de cada um, independentemente da idade”.
Nesse contexto as crianças aprenderam a dar mais valor às plantas, ao meio ambiente, a desenvolver atitudes mais ecológicas no trato de materiais que antes iriam para o lixo, inclusive com ideias de reaproveitamento de pneus e latas de tintas para a produção de hortaliças em suas residências. Também a dar mais valor na higiene e limpeza do meio em que vivem, sensibilizando-os para a problemática da poluição no entono da escola e de suas respectivas casas, bem como a evitar poluir as ruas.
Em se tratando das tarefas realizadas em grupos, passaram a dividir o trabalho e a respeitar as ideias dos colegas. “A cultura é um processo, uma construção social e como servidores da educação, acreditamos poder ajudar nesta construção que é constantemente realizada no ambiente escolar”, pontuou Laércio Pereira Vunjão, diretor da escola.
Parceria com a Unemat
O Projeto Jardim na escola nasceu a partir de uma parceria da escola com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os acadêmicos distribuíram pneus restaurados para reaproveitamento (pintados e adequados) e uso em decorações dos órgãos públicos. Mas para os profissionais da Escola José Ourives, era a possibilidade de transformar os espaços em um local mais agradável e acolhedor.
Alunos do projeto Mais Educação participam da execução e decidem a localização do plantio juntamente com as autoras do projeto. Recebem apoio da escola que fornece os materiais necessários como terra preta, pneus, pá de plantio, adubo, regador, mudas de algumas flores e plantas, entre outros.
Além do jardim, as crianças cultivaram algumas árvores que ficarão para outras gerações. “Provavelmente elas não verão o resultado final destas plantas, já que tão logo estarão estudando em outra escola. Portanto, não estarão aqui quando estas árvores crescerem e produzirem frutos e sombra”, completou Sara Cristina da Silva Santana, merendeira do Projeto Mais Educação e uma das executoras do projeto.
As atividades valorizam o trabalho em equipe e os resultados são visíveis. A unidade escolar é pequena, conta com 7 salas de aula no sistema de Ciclos do 1º ao 6º ano de Ensino Fundamental.
As crianças se envolvem com as atividades e dividem as tarefas, além de aprenderem sobre a importância das plantas para sobrevivência das pessoas. Enquanto os estudantes do período da manhã plantam, os que estudam a tarde se responsabilizam pelos cuidados de limpar e regar.
Cada etapa é uma descoberta, desde o contato com a terra, preparo dos canteiros e o encanto com as sementes que brotam. As ações têm despertado nos alunos, o exercício da paciência e da perseverança.
“Percebemos que os alunos estão aprendendo a trabalhar em conjunto, a visualizar o meio ao seu redor de uma forma mais sensível, ecológica e sustentável, enquanto que a natureza os brinda com a transformação de pequenas sementes ou mudas de plantas e flores coloridas”, disse Rosinete Fernandes da Silva, idealizadora do projeto.
A expectativa é que essa vivência possa transformar não só os pequenos espaços da escola, mas também a vida de cada um, independentemente da idade”.
Nesse contexto as crianças aprenderam a dar mais valor às plantas, ao meio ambiente, a desenvolver atitudes mais ecológicas no trato de materiais que antes iriam para o lixo, inclusive com ideias de reaproveitamento de pneus e latas de tintas para a produção de hortaliças em suas residências. Também a dar mais valor na higiene e limpeza do meio em que vivem, sensibilizando-os para a problemática da poluição no entono da escola e de suas respectivas casas, bem como a evitar poluir as ruas.
Em se tratando das tarefas realizadas em grupos, passaram a dividir o trabalho e a respeitar as ideias dos colegas. “A cultura é um processo, uma construção social e como servidores da educação, acreditamos poder ajudar nesta construção que é constantemente realizada no ambiente escolar”, pontuou Laércio Pereira Vunjão, diretor da escola.
Parceria com a Unemat
O Projeto Jardim na escola nasceu a partir de uma parceria da escola com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Os acadêmicos distribuíram pneus restaurados para reaproveitamento (pintados e adequados) e uso em decorações dos órgãos públicos. Mas para os profissionais da Escola José Ourives, era a possibilidade de transformar os espaços em um local mais agradável e acolhedor.
Alunos do projeto Mais Educação participam da execução e decidem a localização do plantio juntamente com as autoras do projeto. Recebem apoio da escola que fornece os materiais necessários como terra preta, pneus, pá de plantio, adubo, regador, mudas de algumas flores e plantas, entre outros.
Além do jardim, as crianças cultivaram algumas árvores que ficarão para outras gerações. “Provavelmente elas não verão o resultado final destas plantas, já que tão logo estarão estudando em outra escola. Portanto, não estarão aqui quando estas árvores crescerem e produzirem frutos e sombra”, completou Sara Cristina da Silva Santana, merendeira do Projeto Mais Educação e uma das executoras do projeto.
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