Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quinta - 17 de Setembro de 2015 às 08:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Ações voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa e a valorização da capacidade produtiva deste público foram anunciadas pelo secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) Valdiney de Arruda durante a abertura da Semana Nacional da Pessoa Idosa no auditório Cloves Vetoratto, Palácio Paiaguás, com a presença do governador Pedro Taques.

“Mato Grosso não possui até hoje um modelo de acolhimento para a pessoa idosa. A Setas já está dando os primeiros passos para a regulamentação de um modelo que garanta ao idoso sem família, ou abandonado pelos parentes, condições dignas de vida”, observou Valdiney de Arruda.

O gestor anunciou ainda a realização do Dia D de Inclusão da Pessoa Idosa no Mercado de trabalho como forma de valorizar a capacidade produtiva deste público. “Temos muitos idosos em plenas condições de continuar produzindo, pessoas altamente capazes e que precisam apenas de oportunidades”, ponderou Valdiney de Arruda.

Essas ações seguem orientações do governador Pedro Taques, principalmente a de não deixar nenhum cidadão para trás. “Aqui nós não estamos tratando de incapazes, inativos, estamos tratando de pessoas com experiência que precisam que o estado olhe de forma diferenciada, sem favor, sem dó, nem piedade, mas buscando a garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana”, firmou o governador, destacando o diálogo permanente da Setas com a administração, fruto de uma gestão participativa e cooperativa.

“Queremos expandir este diálogo com os municípios, dos mais próximos aos mais distantes”, acrescentou o governador Pedro Taques diante da plateia formada por gestores da Assistência Social dos 141 municípios mato-grossenses, membros do Conselho Estadual da Pessoa Idosa e conselhos municipais, gestores e servidores públicos.

Também participou da abertura do evento o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, que também é representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “O direito da pessoa tem que ser reconhecido e incorporado para continuar a construção da sociedade.

Teremos em 2050 mais de vinte por cento da população formada por pessoas idosas. Por isso estamos fechando uma agenda do desenvolvimento sustentável, que melhore a qualidade de vida das pessoas e mantenha o patrimônio da humanidade para as próximas gerações. E pela primeira vez essa agenda pontua os direitos da pessoa idosa. E ela defende que nenhuma pessoa seja abandonada”, frisou, destacando a agenda abrangente do Governo de Mato Grosso para a construção de um estado muito melhor.

A programação se encerrou com palestra da Mestra em Assistência Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Maria Salete Ribeiro. A abertura da Semana Nacional da Pessoa Idoso ainda contou com apresentação do Coral Mestre Albertino, o único de Mato Grosso premiado com o troféu Inesita Barroso, do Ministério da Cultura.

Violência

Outra importante ação do Governo do Estado é a Notificação Compulsória de Combate a Violência para a construção da Rede de Atendimento Integral às Vitimas de Violência, e cuja criação começou a ser debatida esta semana durante seminário realizado no auditório do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, envolvendo a Setas e secretarias de Estado de Saúde (SES), Educação (Seduc), Segurança Pública (Sesp), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Tribunal de Justiça.

De acordo com o secretário Valdiney de Arruda, a Notificação Intersetorial é um mecanismo importantíssimo para o controle da aplicação de políticas mais assertivas de proteção e nela está incluída a pessoa idosa. “Com a notificação, teremos um ganho muito importante na geração de informações, para que haja encaminhamentos de forma mais articulada, resultando em um processo de combate à violência mais assertivo”, ressaltou o secretário. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6128/visualizar/