Seduc divulga normas para certificar reeducandos
A informação foi publicada no Edital nº 008/2015, que circulou no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (11.09). No documento, a Seduc torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas relativas a realização da prova.
As inscrições podem ser realizadas pelo coordenador de ensino ou diretor da unidade (penitenciária ou socioeducativa) entre os dias 18 de outubro e dois de novembro e encaminhadas à Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, que as colocarão em link exclusivo do Exame Certificador PPL.
Dentre as regras que devem ser seguidas pelos adolescentes e adultos privados de liberdade que quiserem fazer a prova é preciso que o candidato tenha idade igual ou superior a 15 anos para certificação no Ensino Fundamental e igual ou superior a 18 anos para o Ensino Médio.
O candidato inscrito em uma etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio) não pode inscrever-se em outra e as provas do Exame Supletivo serão aplicadas somente nas unidades onde houverem 10 ou mais candidatos com inscrições firmadas.
As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de novembro de 2015 e a divulgação oficial dos resultados será feita a partir de 90 dias após a realização da última prova.
Extensão
A Seduc atende o Sistema Socioeducativo com 11 salas de extensão da Escola Estadual Meninos do Futuro, enquanto para o Sistema Penitenciário são 114 turmas da Escola Estadual Nova Chance, que atendem respectivamente 94 e 2.191 alunos.
Para os adolescentes é ofertado o ensino regular com Ensino Fundamental e Médio, já os adultos tem a oportunidade de cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no 1º e 2º ciclo e Ensino Médio.