Alunos da rede municipal participam da 2ª fase da Olimpíada de Matemática
A rede municipal contou com a participação de 19 escolas nesta segunda fase. As unidades com maior número de participantes foram a Ranulpho Paes de Barros, com 35 alunos, a Dejani Ribeiro Campos, com 33 alunos, e a Maria Dimpina com 12 alunos no total.
A olimpíada é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo incentivar o estudo da matemática nas escolas públicas de todo os país e revelar talentos. A olimpíada é classificada pelo nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental); nível 2 (8º e 9º anos); e nível 3 (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).
Participaram das provas 888.822 alunos de 42.312 escolas de todo o país. A prova teve duração de três horas e foi composta de seis questões discursivas, que exigiram dos alunos raciocínio para resolver os problemas de cálculos.
A correção será realizada em duas etapas. A primeira foi regional, realizada por professores universitários. Em Cuiabá a responsável é a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A segunda etapa será realizada por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.
O resultado será divulgado no dia 27 de novembro. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro, 1,5 mil com a de prata e 4,5 mil com a de bronze. Serão premiados também 46,2 mil ganhadores de menções honrosas, os professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos.
Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2015), que será realizado ao longo de 2016.
“A olimpíada é uma iniciativa muito positiva para as escolas públicas, pois contribui para instigar e incentivar o aluno a se interessar mais pela matemática. Além disso, é uma forma de descobrir novos talentos e é uma oportunidade de cada um desses alunos mostrar seu potencial para a matemática”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.