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DIREITO DO CONSUMIDOR
Terça - 15 de Setembro de 2015 às 08:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Em agosto deste ano, o Procon Estadual registrou 2.935 atendimentos. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.398 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – www.consumidor.gov.br – foram 537 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o setor Serviços Essenciais segue em primeiro lugar em número de registros, com 1.139 reclamações. Liderando o setor está a categoria Energia Elétrica, com 424 atendimentos, seguido por Água e Esgoto, que teve 353 registros. A terceira posição ficou com Telefonia Celular, 225 reclamações.

Com 450 reclamações, o setor Assuntos Financeiros ocupa a segunda posição, registrando 183 procedimentos para a categoria “Banco comercial”, 93 para Cartão de Crédito e 51 para Financeira.

Já o setor Produtos está em terceiro lugar no ranking com 373 atendimentos: 71 reclamações para a categoria Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 26 para  Eletroeletrônico Importado e 21 procedimentos para as categorias Microcomputador/Produtos de Informática.

A área de Serviços Privados registrou 359 atendimentos, ficando com quarta posição no ranking. Destes, foram 151 reclamações para a categoria TV por Assinatura, 41 para Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc) e 33 para Informática.

Em quinto lugar está o setor Saúde, que registrou 44 reclamações: 17 para  Plano de Saúde Regulamentado, oito para Plano Odontológico e quatro para Convênio Assistência Médica/Odontológica. O setor Habitação ocupa o sexto lugar com 25 reclamações. Na última posição está a categoria Alimentos, como oito registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br o Procon registrou 537 reclamações em Mato Grosso. A área Telecomunicações lidera o ranking com 298 registros. Em segundo lugar estão os Serviços Financeiros, com 96 reclamações; em terceiro  Produtos de Telefonia e Informática, com 92 registros; e na quarta posição o setor Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos, com 18 atendimentos.

O quinto lugar do ranking é ocupado pela categoria Demais Produtos, que recebeu 14 reclamações, seguido de Transportes, que com nove registros ocupa o sexto lugar. Na sétima posição está a área Demais Serviços, com cinco reclamações, e na oitava posição Turismo/Viagens, com três registros. As áreas Educação e Saúde registraram uma reclamação cada. Já as categorias  Água, energia e gás, Alimentos e Habitação não tiveram nenhuma reclamação registrada no mês de agosto.

Serviço

O Procon-MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No Posto do Ganha Tempo o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações pelos telefones 151 ou 3613-8500. 




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