Projeto de deputada facilita acesso a CNH para pessoas carentes
As taxas de exames de avaliação médica, avaliação psicotécnica, custos de confecção da CNH e a realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular seriam viabilizados gratuitamente.
“A população é carregada de impostos, e as pessoas encontram dificuldades para conseguir quitar todos os tributos inerentes ao cotidiano. Pensando nisso, o projeto visa desonerar o cidadão pobre das taxas do Detran”, explicou a parlamentar.
Consta que poderão candidatar-se ao benefício, aluno do ensino público que comprovem bom desempenho escolar de acordo com a nota obtida no ENEM, através de critérios regulamentados pelo executivo estadual; portador de deficiência física com o mínimo de capacidade motora para direção e; trabalhador com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que estejam desempregados há mais de dois anos.
Segundo um dos artigos do projeto, para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, o candidato deverá submeter-se a realização do cumprimento das exigências do Código de Trânsito Brasileiro, bem como das demais previsões legais e regulamentares pertinentes.
“Essa proposta vai diminuir os custos do cidadão pobre e fazer justiça social”, afirmou Janaina Riva.