O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, participou do evento e destacou a importância da realização dos encontros que estão acontecendo de maneira alternada em vários CCI’s de Cuiabá.
“A realização dessa interação entre a melhor idade com outras gerações, traz um ganho enorme para eles. Cria uma troca de conhecimento, que leva ao entendimento do mundo paralelo de cada um. Isso evolui para o respeito, que diminui a taxa de preconceito - não só da criança, mas dos adultos também. Pois elas compartilham a experiência com seus familiares, que acabam por entenderem melhor a terceira idade, enfatizou José Rodrigues.
Para a professora da Escola Batista, Ellen Epaminondas, o encontro entre os dois grupos é mais que diversão; abrange uma inclusão educacional que soma nas atividades dos alunos da instituição de ensino. “Estamos muito felizes em participar desse projeto. Obtemos um ganho de conhecimento dentro das nossas aulas. Trazemos a sala de aula para o pátio do CCI e trabalhamos de maneira interativa a importância do relacionamento entre eles, gerando assim, podemos dizer, uma ‘diversão educacional’ que auxilia a ambos no convívio em sociedade.”
Ainda segundo Ellen, este encontro possibilita aos alunos, entenderem o que é e como funciona um CCI. “Muita vezes, eles acreditam que esses espaços são abrigos. Não sabem da dimensão, em termos de qualidade de vida, que acontece no ambiente,” pontuou.
A grade de atividades dos eventos dentro do projeto, visa atender também, a saúde mental dos idosos. Além das danças e apresentações, trazem jogos que estimulam a memória, como dominó, sinuca, quebra- cabeça.
“Quando falamos em eventos interativos, logo imaginamos algo para passar tempo. Mas isso aqui vai mais além. É uma questão de saúde. Recebemos muitos idosos em estado depressivo. Nos primeiros dias demonstram uma grande tristeza, se isolando do grupo e com dificuldades para desenvolver pequenas atividades. Percebemos que na realização desses encontros, com o passar das semanas, eles já estão sorridentes, cantando, dançando e que a mente já demonstra sinais de melhoras. Isso é extremamente recompensador para a equipe”, afirmou Ivanilde Carvalho, coordenadora do Centro de Convivência Padre Firmo.
Parceria
O projeto “Cidadania” da Prefeitura de Cuiabá conta com a parceria do Instituto de Programa de Ação Social da Pessoa Idosa de Mato Grosso (PROASPI), que organiza as atividades promovidas na área da cidadania, saúde, lazer, cultura e educação.
“Participar desse projeto representa para nós a realização de uma missão, que nasceu em 2006, com o Coral Mestre Albertino. Ver a alegria no rosto de cada idoso dá sentido ao nosso caminho. A certeza que estamos na direção certa”, frisou Ricardo Augusto Moreira, coordenador do Instituto. “A idade não é obstáculo para felicidade”, finalizou Ricardo.