Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 28 de Agosto de 2015 às 08:25
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa,  deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) participou, na noite dessa quarta-feira (26), de uma audiência pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente,  no município de Aripuanã, com objetivo de apresentar à sociedade local o Projeto Aripuanã, da Votorantim Metais.

O evento, que contou com a participação maciça da população,  marcou uma das etapas do licenciamento ambiental e tem o papel de consulta pública à população, com apresentação e esclarecimento de dúvidas pelo empreendedor e consultoria técnica sobre as características do projeto, o conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

“A população esta ansiosa pela implantação do projeto, que gerará cerca de mil empregos durante a construção e 600 na operação, promovendo melhorias na qualidade de vida da população local.  Passada esta etapa, o projeto passará por avaliação dos técnicos da Sema e do Consema, que atestará sua viabilidade socioambiental”, explicou o parlamentar.

O Projeto Aripuanã representará o início das atividades da Votorantim Metais no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto polimetálico de mineração subterrânea e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre, na Serra do Expedito, situada a 25 km a noroeste da cidade de Aripuanã. A estimativa de vida útil mínima é de 15 anos. Estão sendo investidos R$675 milhões e a previsão de início de operação é para 2018. No momento, o Projeto Aripuanã está em fase de licenciamento ambiental 

BENEFÍCIO SOCIAL  

Recentemente, a empresa e a Prefeitura de Aripuanã pactuaram o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), voltado à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) e o Programa de Apoio à Gestão Pública, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 De acordo com Ademar Assis, do Instituto Votorantim, os programas visam preencher lacunas importantes no desenvolvimento local. “No geral, os programas estão sendo bem recebidos pelo poder público e pela sociedade, principalmente o PVE, que vem apresentando uma ótima adesão da Secretaria Municipal de Educação, diretores das escolas, professores e alunos. Em maio deste ano, tivemos a primeira reunião com os mobilizadores locais do VIA para construir um diagnóstico da violência contra crianças e adolescentes no município e também foi muito positiva a reunião que tivemos com o prefeito e secretários para apresentar o Programa de Apoio a Gestão Pública”, comenta.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6563/visualizar/