Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 27 de Agosto de 2015 às 09:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Vinte três oficiais alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, do Rio de Janeiro, estão em Cuiabá para conhecer o estado. O grupo esteve no Palácio Paiaguás para uma conversa com os secretários de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo e Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo. Os chefes das pastas apresentaram as ações do governo em suas áreas de atuação e responderam as dúvidas dos militares. A ação faz parte de um plano de assessoramento militar, no qual o conhecimento das regiões do Brasil é visto como essencial nas estratégias das forças armadas para a defesa do país.

O coronel Josias Pedrotti explica que o levantamento estratégico das áreas do país tem a finalidade de conhecer melhor cada região, de forma que os planejamentos militares possam ser executados. “Aqui estão militares que estarão espalhados pelo país, inclusive em algum momento poderão estar em Mato Grosso. Muitos estarão também em nossos órgãos de direção em Brasília, local que estabelece toda política e estratégia do Exército. Por isso a importância deles conhecerem melhor as regiões”.

Na avaliação do Coronel, o evento foi muito proveitoso e permitiu aos militares conhecerem as características de Mato Grosso, região que a maioria não conhecia. Josias explicou que além dos 23 oficiais superiores que estão no estado, e daqui seguirão para Mato Grosso do Sul, outros 109 estão viajando pelas regiões amazônica, Nordeste e Sul. Ao final do trabalho, quando todos já estiverem no Rio de Janeiro, as equipes se reunirão para a formação de um grande painel, com apresentações das impressões e conhecimentos adquiridos em cada região, como forma de gerar um documento final que vai servir de subsidio para os militares.

Apresentação

Seneri Paludo apresentou vários slides mostrando as potencialidades do estado na agropecuária, mineração, energia e ecoturismo. O secretário de Desenvolvimento Econômico falou sobre a necessidade de melhorias na infraestrutura e o planejamento de uma reforma na legislação tributária do estado, de forma a repensar os programas de incentivo fiscal e financeiro para melhorar o ambiente de negócios e implantar uma política de atração em investimento em Mato Grosso.

“É uma oportunidade estar passando para o Exército Brasileiro este modelo de gestão, de transformação que está sendo implementado, deixando claro quais os pontos que a gente está desenvolvendo no Estado e aprender também com esta entidade que é uma das maiores referência do país”.

Mauro Zaque expôs os projetos em andamento na área de segurança pública, como o aumento de efetivo e de viaturas. Também foram os leilões que reverteram os bens oriundos do tráfico em investimentos em segurança pública, como a aquisição de 3.000 coletes e 2.500 pistolas para uso das polícias Civil e Militar. Também foram expostos os serviços voltados ao cidadão, como a Delegacia Virtual. O encontro terminou com a secretária Luzia Trovo apresentando o projeto do Parque Tecnológico, os preparativos para feira Anprotec e as ações de ciência, tecnologia e inovação implantadas no estado.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6575/visualizar/