Instituto dos Cegos recebe meia tonelada de alimentos da Sala da Mulher
Os alimentos foram arrecadados durante a inscrição do vestibular do Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e repassados à Sala da Mulher. A parceria entre o braço social da Assembleia Legislativa e a instituição de ensino foi firmada em junho deste ano e permitiu que mais de 200 deficientes visuais fossem beneficiados com a doação.
Maria Teresa explicou que o Instituto dos Cegos já havia sido visitado também pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e para a escolha da entidade foi levado em consideração o número de pessoas atendidas e a quantidade de alimentos arrecadados. Além disso, Maria Teresa destaca que novas ações estão previstas e a expectativa é de que municípios de menor renda per capita sejam beneficiados.
A presidente do Conselho do Icemat, Natalícia Maia Canhete, conta que o instituto foi criado em 1978 e atualmente atende 233 deficientes em período integral, conta com a escola e atividades extracurriculares, como oficinas de artesanatos, práticas esportivas e domínio da informática.
“A entidade vive de doações e por isso a parceria com a Sala da Mulher será de grande ajuda para o nosso instituto, que oferece cinco refeições diárias. Temos alunos que são do internato, eles moram no instituto e os custos são altos, toda ajuda é bem-vinda”, afirmou Natalice, que também possui deficiência visual.
O instituto atende pessoas de 5 a 40 anos, mas abre exceções recebendo idosos também para as oficinas como forma de inclusão e de levantar a autoestima dessas pessoas. Ao todo, 38 profissionais são envolvidos no processo.