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POLÍCIA
Segunda - 24 de Agosto de 2015 às 09:03
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Quinze minutos. Esse é o tempo estimado para o cidadão receber o boletim de ocorrência registrado pela Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. O serviço pela Internet oferece comodidade ao cidadão que precisa comunicar ocorrências, sem necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia.

 

De janeiro a julho deste ano foram 24.929 ocorrências registradas, sendo 22.420 validadas pelo sistema. A média mensal é de 3.210 boletins de ocorrência de pessoas que deixaram de comparecer a uma delegacia física para fazer o registro. O extravio de documento é a opção mais procurada na unidade virtual, representando 85% dos boletins confeccionados.

 

A Delegacia Virtual está disponível de forma ininterrupta pela internet, para atender a população que precisa informar de registrar ocorrências de extravio de documentos, furto simples, denúncias anônimas e desaparecimento de pessoas.

 

O site da Delegacia Virtual pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br, ou através de link disponível no site da Polícia Judiciária Civil (www.pjc.mt.gov.br) e da Secretaria de Estado e Segurança Pública (www.sesp.mt.gov.br).

 

Para o delegado Roberto Pereira Amorim os registros pela Delegacia Virtual desafogam a demanda da Central de Ocorrências de Cuiabá, além de facilitar a vida do cidadão, que evita o desgaste de ter que ir a delegacia. De acordo com Amorim, a segurança da população no sistema da Delegacia Virtual vem aumentando, mas o número de acessos poderia ser maior, se fossem feitas algumas checagens pelos usuários, durante o acesso ao ambiente virtual.

 

“Um cuidado importante é verificar se o site é da delegacia virtual de Mato Grosso. Alguns usuários entram em delegacias virtuais de outros estados, ou deixam de registrar o boletim devido a mensagem de segurança que aparece antes de entrar na página”, disse.

 

Outro ponto que merece atenção, conforme Amorim, é o rol de crimes registrados pela unidade virtual. "Caso contrário o boletim não será convalidado”, destacou Amorim.

 

O ambiente da Delegacia Virtual registra boletins de ocorrência em três idiomas, português, inglês e espanhol e traz explicações do que é considerado “extravio”, “furto” e “roubo” para que o registro seja confeccionado na modalidade correta.

 

Após o registro pela Delegacia Virtual, o boletim passa por conferência e checagem de informações, que vai garantir se ocorrência registrada está de acordo com os serviços processados pela unidade virtual e a veracidade de dados prestados pelo usuário.
 

Os dados devem ser preenchidos pelo comunicante com clareza e com a maior quantidade de informações. O trabalho de verificação das informações é realizado por 11 servidores, divididos em 4 equipes de 2  a 3 pessoas.

 

Segundo a coordenadora da Delegacia Virtual, Célia Silva Queiroz, se as informações fornecidas pelo comunicante estiverem corretas, o e-mail com o boletim de ocorrência convalidado é enviado em até 15 minutos.

 

“Com o sistema antigo, os usuários erravam mais e o retorno demorava até 4 horas. Atualmente a demora só acontece se as informações fornecidas pelo comunicante não estão corretas e precisam ser retificadas, ou em casos em que o sistema está com problemas”, explicou.

 

Para a coordenadora a resposta rápida e eficiente é um multiplicador do número de ocorrências registradas por meio da unidade virtual. “Os números têm aumentado gradativamente, uma vez que o cidadão que usa e fica satisfeito com o serviço, divulga para outras pessoas a facilidade e o bom desempenho da Delegacia Virtual”, destacou a policial.





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