Deputado indica academias de ginástica ao ar livre em Poconé
O parlamentar justificou que as instalações dos aparelhos de ginástica irão trazer melhores condições físicas e qualidade de vida aos poconeanos, que tanto contribuíram com a comunidade local.
“Uma vez instalados, esses equipamentos se reverterão em grandes aliados na prevenção de doenças, já que os exercícios trazem inúmeros benefícios ao organismo humano, combatendo o aparecimento de vários males relativos à saúde”, argumentou Romoaldo.
É importante lembrar que os equipamentos das academias ao ar livre não têm peso e, por usarem apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento, se traduz em um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo.
Esses equipamentos são indicados para grupos de pessoas com idade a partir do doze anos de idade. “No entanto, o grupo da terceira idade é que sentirá o melhor resultado. O ser humano naturalmente perde força muscular com o avançar dos anos e o uso desses aparelhos ao ar livre poderá trazer benefícios inigualáveis, contribuindo para o bem estar de todos os cidadãos do município de Poconé”, completou.
De acordo com a indicação parlamentar, a academia ao ar livre proporcionará espaço recreativo e esportivo digno. “Além disso, irá promover o convívio da comunidade, beneficiando também os jovens que contarão com espaço para a prática de atividades saudáveis, criando cidadãos com a mente sã, aptos a servirem à sociedade de maneira positiva”, disse o peemedebista ao destacar que solicitou a implantação das academias nas seguintes localizações da cidade: Cohab Nova, Praça da Bandeira e Núcleo Habitacional Cidade Pantaneira.
Profissionais da área de educação física afirmam que a academia ao ar livre é ideal para os esportistas da terceira idade. A faixa etária requer ainda mais hábitos saudáveis e a vivência em parques com vistas da cidade pode tornar os exercícios mais dinâmicos e atrativos. Tendo em vista que, nesta fase da vida, as pessoas estão mais propensas a se sentirem desmotivadas e fadigadas para cumprir as atividades físicas.
No Brasil, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representam 8,6% da população do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade no Brasil cresceu 17%.
O país tem hoje cerca de 20 milhões de idosos. Em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas. Especialistas alertam que para evitar doenças e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada e praticar exercício físico para aumento da força e da massa muscular.