Deputado propõe rapidez no diagnóstico do exame para dengue
Consta ainda que a Secretaria de Estado de Saúde poderá disponibilizar cursos de capacitação e treinamento em diagnóstico e tratamento dos casos de dengue, dirigidos aos profissionais de saúde da rede própria, além de incentivar, fiscalizar e padronizar cursos dirigidos aos profissionais das unidades de saúde privadas.
“A rapidez no diagnóstico da doença minimiza o risco de complicações, como febre hemorrágica ou a síndrome do choque”, disse o parlamentar.
“Desse modo, o tratamento se torna menos oneroso para o Estado, além de proporcionar uma inserção correta de dados na Vigilância Epidemiológica, a partir do real diagnóstico da doença”, lembrou Pinheiro.
É necessário, segundo o deputado, que, nas unidades de saúde estaduais, além de profissionais capacitados para diagnóstico e tratamento da doença, haja condições adequadas de atendimento, sendo disponibilizados os instrumentos necessários, de forma a possibilitar o diagnóstico rápido ao acompanhamento dos atingidos pela doença.
“O diagnóstico precoce e o estabelecimento de tratamento eficaz contribuem para a diminuição da letalidade da dengue, uma vez que evita o aparecimento de co-morbidades”, afirmou ele.