Secretaria de Assistência Social participa das ações da Justiça Comunitária
O projeto Justiça Comunitária surgiu em 2004, com o objetivo de estimular as comunidades visitadas a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos. Além disso, o projeto disponibiliza serviços gratuitos à população que não tem acesso a serviços básicos.
Neste sentido, a Secretaria de Assistência Social vai oferecer atendimento de psicólogos e assistentes sociais, bem como será responsável por ações de orientação à população sobre como realizar as inscrições no Cadastro Único e ter acesso a programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Tarifa Social.
“Essa soma de esforços para levar serviços públicos e privados à população que rotineiramente tem dificuldade para acessá-los é muito importante. Para nós é um prazer fazer parte dessa importante ação do Poder Judiciário”, ressaltou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior.
Serão ofertados ainda confecção de carteira de identidade, vacinas para crianças e idosos e serviços médicos com oftalmologistas e ginecologistas, além de corte de cabelo, que serão realizados pelos diversos parceiros do projeto que está presente em cinco comarcas de Mato Grosso.
O evento acontecerá na Escola Municipal Professor Filogônio Correa, das 08h às 13h, e os atendimentos vão se estender a Acorizal e ao Distrito de Aguaçú. Nos próximos meses, segundo o cronograma, o mutirão será realizado em Várzea Grande e no interior do Estado.
Além da Prefeitura de Cuiabá, também vão participar da Justiça Comunitária a Secretaria Municipal de Saúde, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (UNIC), Ministério Público, Defensoria Pública, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Lions Club.