Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 07 de Agosto de 2015 às 15:31
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Vários depoimentos, fotos, ilustrações e vídeos foram métodos utilizados pela Escola Estadual Presidente Médici para construir o projeto “Varal Filosófico: Política para não ser idiota”.  A fim de estimular a consciência cidadã nos alunos e contribuir com a qualidade do exercício da política do país, a segunda edição do projeto está nos corredores da escola nos períodos matutino e vespertino, desde a última quinta-feira (06), com o encerramento nesta sexta-feira (07).

O projeto é coordenado por professores da escola em parceria com  professores e estudantes do departamento de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso contribui com o projeto Varal Filosófico, por meio do Programa Voto Consciente.

Expostos como varal nos corredores da escola estão alguns depoimentos dos alunos sobre a política. Os textos também descrevem a importância da visita guiada que realizaram nas dependências do TRE-MT, em junho deste ano. Segundo alguns relatos, a visita trouxe boas experiências, pois puderam conhecer ainda mais a história da Justiça Eleitoral.

Os alunos também tiveram a oportunidade de simular uma eleição, com uma urna disponibilizada pelo TRE. Em lugar de candidatos, os alunos votaram em políticas públicas como saúde, meio-ambiente, respeito às diferenças, dentre outras.

Idealizador do projeto, o professor Domingos Sávio explica que a escolha do nome  “Política para não ser idiota” faz alusão a um livro do mesmo nome, que resgata o sentido original da política. Segundo ele, o projeto mostra aos alunos que “a política não é algo distante da vida deles e sim presente no dia a dia”.

“A intenção é mostrar que a visão negativa que eles têm sobre a política corrupta, existe sim, mas uma forma de combater isso é participando da vida política, sendo críticos,  exigindo seus direitos e sabendo votar de forma consciente”, relata o professor Sávio.

Para a diretora da escola, Patrícia Carvalho, o Varal Filosófico é um projeto que visa o crescimento da consciência dos jovens estudantes, instigando-os a participar dos assuntos políticos do país. “A participação dos alunos tem sido em massa. Percebi que eles gostam de falar de política, ao contrário do que sempre pensamos, que adolescentes odeiam discutir esse assunto”, disse Patrícia Carvalho.

A aluna de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Adriana Ferreira Mendes, faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Ela e outros colegas do programa ajudaram na confecção do Varal Filosófico, auxiliando o professor coordenador e os alunos da escola. Adriana Ferreira notou que a partir do projeto, os estudantes se sentem mais valorizados e importantes. “Essa oportunidade que o TRE nos proporcionou com a eleição vai ajudá-los a serem enxergados como cidadãos e se sentirem mais importantes ao participar do projeto”, ressalta Adriana.

Visita ao TRE

Em junho deste ano, alunos da Escola Presidente Médici, realizaram a Visita Guiada do Programa Voto Consciente no TRE, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral. Eles participaram de julgamentos feitos na sessão plenária, aprenderam sobre a história da Justiça Eleitoral, simularam uma eleição e conheceram o Memorial da Justiça Eleitoral.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6987/visualizar/