Governador confirma asfalto na estrada do Matão, em Pontes e Lacerda
O compromisso do governador foi firmado na quarta-feira (5), em reunião com prefeitos e produtores na sede do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, durante a realização da 23ª Expoeste, maior festa agropecuária da região.
De acordo com Taques, serão feitos estudos orçamentários para iniciar a licitação e começar as obras o quanto antes. "Vamos iniciar o projeto e licitação dos primeiros 5 km da estrada do Matão ainda em 2015. Com uma estrada pavimentada, todos ganham: o estado, na arrecadação, o produtor, com aumento de produção, e toda a sociedade", destacou o governador.
No mês de abril, sob orientação de Wancley, os agricultores e pecuaristas da região criaram a Associação dos Produtores Rurais da Estrada do Matão. O objetivo é unir esforços dos governos estadual e municipal para restauração e construção de pontes de concreto na rodovia.
A MT-473 corta a zona rural de Pontes e Lacerda e tem em sua extensão 20 pontes de madeira,18 glebas e três escolas municipais.
De acordo com Wancley, a organização dos produtores já começa a dar resultado. "A nossa economia passa pela estrada do Matão e, graças à nossa organização e o trabalho do governador, vamos colocar em prática esta importante obra.
Conforme o parlamentar, o desenvolvimento da região passa por aquela rodovia e, por isso, a chegada do asfalto é garantia de crescimento.
"Claro que temos o processo burocrático, mas, a partir de agora, nossa região deixa um momento de estagnação de décadas para viver um cenário de desenvolvimento. Estamos colhendo fruto de um trabalho organizado, com a associação. O asfalto representa novos empregos, maior produção e um salto econômico".
Durante a reunião, o presidente da associação, José Dias, lembrou o governador da crítica situação das pontes de madeira. Segundo Dias, que passa pela estrada há 28 anos, essa questão merece atenção especial.
"Fico muito feliz com a mobilização dos companheiros para conseguirmos o asfalto. Também me preocupo com a questão das pontes. O governador sinalizou que o assunto será debatido com o secretário de Estado de Logística, Marcelo Duarte, nos próximos dias, quando seremos recebidos em Cuiabá em uma nova reunião, organizada pelo deputado Wancley.
Em um futuro próximo, de acordo com Taques, a pavimentação será estendida até a ponte do Rio Alegre, por meio de recursos oriundos do programa Pró-estradas, do Governo do Estado.
Visitas
Durante a visita a Pontes e Lacerda, juntamente com o deputado Wancley, prefeito Donizete Barbosa (PPS) e comitiva, o governador visitou alunos da escola estadual 14 de Fevereiro e anunciou melhorias para unidade. Em reunião com professores, Taques ouviu as críticas e sugestões do corpo docente da escola.
Em seguida, na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar, o governador conheceu os alunos da Guarda Mirim de Pontes e Lacerda, e assistiu à apresentação dos alunos. Participou do descerramento da placa do condomínio de luxo Flores do Vale, o primeiro de Pontes e Lacerda. Por fim, visitou a 23ª Expoeste e assistiu ao show do sertanejo Gusttavo Lima.