CuiabáPrev recebe visita técnica dos dirigentes do Instituto de Roraima
A primeira visita aconteceu nesta quinta-feira (16) e reuniu o presidente do Iper, Ronaldo Marcilio Santos, o diretor de administração do Iper, Carlos Alexandre Praia, e o secretário-adjunto municipal de Previdência, Fernando Jorge Mendes de Oliveira, que mostrou o espaço e os métodos de trabalhos implementados no Cuiabá Prev.
De acordo com secretário-adjunto Fernando, o CuiabáPrev não concede apenas aposentadoria e pensão para os quase três mil segurados, mas presta outros serviços, como a emissão de certidão de tempo de contribuição e a carteira de aposentadoria, por exemplo.
Dentre os destaques das ações realizadas está o agendamento eletrônico das perícias, bem como a existência de uma junta médica na própria sede do CuiabáPrev para a realização de perícia em casos de licença médica ou aposentadoria. Atualmente, a própria secretaria em que o servidor atua é responsável pelo agendamento da perícia.
Além disso, o CuiabáPrev tem o controle da gestão do investimento dos recursos previdenciários e conta com servidores capacitados com o CPA 10, além do auxilio do recém-empossado Comitê de Investimentos, que tem a função de analisar a conjuntura, os cenários e as perspectivas de mercado, bem como traçar estratégias de composição de ativos e sugerir alocação de recursos com base em cenários econômicos e analisar riscos potenciais.
O CuiabáPrev possui ainda o Conselho Fiscal e Curador, responsável por deliberar sobre questões administrativas e financeiras e acompanhar a execução orçamentária do Cuiabá-Prev.
“Hoje a secretária municipal de Gestão, Ana Paula Villaça, implantou o plano de saúde, que se estendeu aos inativos e é um grande ganho para os segurados. Além disso, há as compensações previdenciárias, o controle do repasse previdenciário do município e definimos um calendário de pagamento dos salários. Então, eu vejo que temos várias experiências que podem ser aproveitadas pelos outros institutos”, disse o secretário-adjunto.
Para o presidente do Iper, Ronaldo Marcilio Santos, a visita foi muito proveitosa e o Cuiabá Prev é um exemplo que deve ser seguido. “Nós assumimos a presidência do Instituto de Previdência de Roraima no início do ano e estamos procurando experiências positivas em outros institutos. Dessa conversa inicial que tivemos, vimos muitas coisas aqui que podemos implantar em Roraima, com toda a certeza. Essas experiências para mim são fundamentais, porque na natureza nada se cria, tudo se copia. E o que é bom deve ser imitado e copiado”, disse Ronaldo.
Segundo o presidente, um gesto simples, mas importante, pode ser implantado em Roraima, como a carta de agradecimento que o prefeito Mauro Mendes escreve para o servidor que se aposenta, como reconhecimento pelos serviços prestados no Município.
“A carta e o boton que o prefeito faz para os aposentados agradecendo por toda a dedicação e empenho durante os muitos anos de trabalho é muito interessante e queremos e vamos implantar em Roraima. Posso dizer que essa visita foi muito importante e gratificante e estou saindo daqui muito satisfeito”, disse.
Além disso, o funcionamento da junta médica no próprio instituto é uma ideia que vai ser implantada naquele Estado, visto que une em um espaço só todos os serviços necessários para os inativos, conforme o diretor de administração do IPER, Carlos Alexandre Praia.
“A troca de experiências entre os institutos são sempre bem proveitosas. Vamos tentar copiar o que eles estão implantando e deu certo, fazendo alterações para nossa realidade, como o caso da junta médica. Essas situações já existem no nosso instituto, mas precisam ser melhoradas. Foi uma reunião proveitosa”, afirmou.
Ao final da reunião, o secretário-adjunto Fernando avaliou como satisfatória a visita técnica. “Isso demonstra que nós estamos no caminho certo. Quando assumimos aqui, fizemos um planejamento e um plano de ação, com continuidade dos trabalhos que já vinham sendo implementados e implantamos também nossas melhorias e estamos buscando só melhorar ainda mais, colocando algumas medidas que trazem benefícios aos servidores públicos e segurados”, finalizou.