Projeto estimula o hábito de leitura e premia estudantes com viagem
A iniciativa premia alunos que mais se destacaram pela quantidade de livros lidos por bimestre. No primeiro bimestre de 2015, foram 251 títulos, sendo que a turma que mais se sobressaiu foi o 3º Ano A, do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Técnico em Informática), que leu ao todo 128 livros. Destaque também para as alunas Ketlen Maila, do 3º Ano A, com 13 obras lidas (3º lugar), empatadas em 2º lugar ficaram Ana Paula Aleixo, do 2º Ano C, e Gisele Amorim Souza, 3º Ano A, ambas leram 21 exemplares, e a aluna destaque, que surpreendeu a todos, Jaqueline Tavares da Silva, do 3º Ano A, que leu 22 livros.
A divulgação dos vencedores ocorreu na última terça-feira (07.07) e contou com a presença do defensor público da Comarca de Nova Xavantina, Eduardo Silveira, que ressaltou a importância da escola, da educação e da leitura para a vida dos nossos jovens.
O projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa Ruth de Sousa Trindade, em colaboração com a bibliotecária Flavia Martins Napolis, e contou com apoio da equipe gestora e dos demais professores e servidores da escola.
“A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando a argumentação e vocabulário tanto para a produção de um texto oral quanto escrito”, pontuou a diretora Zilma Maria Santana Borges. Ela destacou ainda que a escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nos alunos, que irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.
Na viagem, prevista para ocorrer no final do mês de agosto, os estudantes conhecerão a cidade de Goiás, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, que possui características coloniais e paisagem urbana marcada por um conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX e por saberes e fazeres culturais diversos. A visita mais esperada é a do Museu Casa de Cora Coralina (pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas /1889-1985), inaugurado em 1989.
O local preserva na história as frases, os pensamentos, os poemas e poesias dessa importante figura da literatura brasileira. Tem por objetivo projetar, executar, colaborar e incentivar atividades culturais, artísticas, educacionais e filantrópicas visando, sobretudo, à valorização da identidade sociocultural do povo goiano, além de preservar a memória e divulgar a sua obra.