Instituições filantrópicas recebem quase 4 toneladas de alimentos
A presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Teresa Maluf, destacou a importância da ação, que vai beneficiar mais de mil pessoas, todas atendidas pelas entidades - devidamente regulamentadas. Maria Teresa Maluf adianta que está em reunião com a primeira-dama para realização de novas parcerias.
Samira informou que desde o início do mandato do governador Pedro Taques (PDT) tem realizado visitas a diversas entidades e a escolha das quatro instituições filantrópicas deve-se pela maior necessidade neste momento. Ela conta que as entidades sobrevivem basicamente de doações e em algumas delas os atendidos chegaram a ficar por uma semana sem carne nas refeições.
“O critério de escolha foi a necessidade. Nos últimos meses, visitamos mais de 30 instituições e detectamos quais neste momento eram as mais necessitadas. Essas entidades não têm convênio para receber alimentos, nem com o município, nem com o Estado.”, explica a Samira Martins
Entre as instituições beneficiadas estão: Associação São Domingos Sávio, localizada no bairro Pedra 90, que atende cerca de 350 crianças por dia; Fundação Fé e Alegria do Brasil, que tem três unidades, uma no Planalto, onde estudam aproximadamente 230 crianças com deficiência física e mental; outra no Jardim União, com cerca de 120 alunos e a terceira unidade está localizada na região do Novo Paraíso II, em que 100 crianças passam o dia todo; Associação Pestalozzi de Cuiabá, localizada no bairro Praeiro, escola para deficientes intelectuais com 205 alunos matriculados entre crianças e adultos; Creche Filantrópica Tia Antonina, que atende aproximadamente 100 crianças do bairro CPA I.
A responsável pela Fundação Fé e Alegria, Eliete Jandres, conta que uma das unidades atende crianças com deficiência intelectual e com algumas síndromes, já as outras duas trabalham com crianças de 1 a 5 anos. Eles precisam de ajuda para manter as três unidades em funcionamento e atuam como captadores de recursos.
Com a doação de alimentos, a entidade pode direcionar as demais captações para ações pedagógicas. “Temos atividades pedagógicas nas creches, além de trabalharmos para a autonomia das crianças com deficiência com sala de arte, educação física e a parte pedagógicas. Agora com os alimentos, podemos buscar recursos para aplicar em outras áreas”.
O superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel Abadio José da Cunha Júnior, explicou que eles separaram os alimentos em uma semana e montaram as cestas para facilitar a doação. Além disso, eles realizaram o armazenamento dos produtos na nova sede, localizada na Arena Pantanal.
Os alimentos doados foram arrecadados durante a última temporada do espetáculo musical “As Bruxas de Oz”, do grupo Pessoal do Ânima. Cada ingresso foi trocado por dois quilos de alimento não perecível. Foram realizadas quatro sessões, sendo uma sessão extra para atender o público que lotou os 774 lugares do Teatro Zulmira Canavarros no último dia.
“A sessão extra foi feita com o consentimento de todos os artistas do grupo, que toparam a empreitada mesmo sem ganhar nem um centavo a mais por isso”, reforçou o diretor do espetáculo Eduardo Butakka.
Esta é a segunda vez que o grupo realiza este tipo de atividade e a primeira-dama informou que foi procurada pelos atores que precisavam de um teatro, foi então que surgiu a parceria com a Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher.