Deputado quer Frente Parlamentar para debater aglomerado urbano
Segundo Eduardo Botelho, a Frente Parlamentar ouvirá as lideranças políticas dos municípios, as universidades, os estudantes, as entidades sindicais e religiosas para conhecer os problemas que englobam as 13 cidades do Vale do Rio Cuiabá.
“A intenção é realizar um amplo debate e levantar de forma criteriosa todos os entraves que interferem no desenvolvimento sustentável. Isso será fundamental para a inclusão social e econômica das pessoas que vivem nessa região”, destacou Eduardo Botelho.
Criada em 2009, pela Lei Complementar 359, a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá surgiu da extinção da Aglomeração Urbana de Cuiabá e Várzea Grande. Ela é composta de 13 municípios. O município sede é Cuiabá.
De acordo com senso do IBGE/2014, a população dessas cidades é de 982.258 mil habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) em 2008, segundo o IBGE, era de R$ 21 bilhões.
O deputado afirmou ainda que a Frente Parlamentar tem objetivo de promover estudos e pesquisas voltados ao desenvolvimento dos 13 municípios da região. Mas para isso é preciso definir propostas nas esferas orçamentárias para os planos e os projetos sejam direcionados a atender às necessidades da população.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, os outros 11 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá são: Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste.