Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 11 de Junho de 2015 às 14:29
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), estão auxiliando nas ações da operação Mata Verde, deflagrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no dia 21 de maio, na região de Colniza. O apoio das aeronaves nas ações da Sema está sendo possível graças a um convênio firmado entre a Sesp e a Sema que permite o uso das aeronaves e do efetivo de tripulantes e pilotos do grupamento aéreo nas operações de enfrentamento aos crimes ambientais.

Por ter um grande poder de visualização e a agilidade maior através do ar, os aviões e helicópteros ficarão a disposição do órgão para colaborar nas fiscalizações ambientais.

Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos, por meio das aeronaves é possível identificar e fiscalizar uma área maior de desmatamento ou retirada de madeira. “Além disso, o serviço e o tempo que as aeronaves gastam para fazer uma fiscalização são menores do que a feita pela equipe em solo”, falou.

Ainda, segundo o coordenador, um helicóptero consegue fiscalizar de 20 a 30 pontos de desmate por dia. “Além de acessar região que muitas vezes não é possível chegar de carro, que só tem acesso de trator”.

O enfrentamento aos crimes ambientais é uma política de governo apoiada pela Secretaria de Segurança Pública. 

Operação Mata Verde
 

A operação "Mata Verde" foi deflagrada em 21 de maio, a partir de varredura dos programas de controle e monitoramento da Amazônia (SAD-Imazon/Inpe). As equipes estão sobrevoando as áreas da região todos os dias, para facilitar a interceptação de pessoas que estejam desmatamento ilegalmente e exploração ilegal de produtos florestais. No início do mês, dois caminhões, um trator e 45 metros cúbicos de madeira foram apreendidos no município de Colniza (1.065 km ao extremo norte de Cuiabá). Ninguém foi preso.

Em maio, três pessoas foram presas em flagrante por grilagem de terra, desmatamento ilegal e outros crimes na Reserva Extrativista (Resex) Guariba Roosevelt em Colniza. Também foram apreendidos uma espingarda calibre 36, quatro motosserras, cinco armas de fogo, dois porcos do mato.

Em 18 dias de "Operação Mata Verde", as equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA) já inspecionaram 103 pontos indicados pelos sistemas de monitoramento de satélite, identificando um total de 7 mil hectares de desmatamento ilegal na região noroeste de Mato Grosso, compreendendo os municípios de Colniza, Rondolândia, Jurena, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu. A maioria dos crimes ambientes envolveu expansão de áreas de pastagens. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/8092/visualizar/