Os professores da Unemat deliberaram pela suspensão temporária da greve iniciada em 1º de junho e pelo retorno às aulas no dia 15 de junho
Professores da Unemat suspendem greve até agosto
Os professores da Unemat deliberaram pela suspensão temporária da greve iniciada em 1º de junho e pelo retorno às aulas no dia 15 de junho. A decisão foi tomada para ampliar a articulação do movimento em defesa dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores, especialmente em relação aos salários, defasados frente às perdas inflacionárias. Categoria critica a posição do governador Pedro Taques que, no caso da Unemat, "expressa indisposição para o diálogo".
Acreditando ser este o momento para fortalecer a luta em defesa da carreira, professores optaram por integrar a Frente de Luta pelos Serviços Públicos pelos Direitos dos Trabalhadores, que unifica sindicatos representantes da Saúde, Detran, Médicos e da Educação Básica.
No dia 17 de junho, os professores da Unemat participarão da greve unificada dos servidores públicos do Estado. Em agosto, no início do próximo semestre, a categoria vai reavaliar o cenário para deliberar sobre uma possível retomada da greve.