O curso de monitoria faz parte das atividades ligadas à Semana do Meio Ambiente, iniciada em 25 de maio. Nela, estudantes de 28 escolas municipais participam da tradicional Gincana Ecológica coletando garrafas plásticas, além de serem educados sobre a cultura de reciclagem.
“Já estamos na 5ª edição da gincana e a presença de monitores é fundamental para que nosso trabalho com os alunos seja feito integralmente. Ao educarmos estes universitários, eles serão capazes de passar isso adiante, dando sequência neste trabalho de cunho ambiental tão significante”, afirma Zilda Helena, gerente do Horto Florestal.
O objetivo da capacitação é orientar os participantes não apenas a respeito de aspectos ambientais relevantes, como também prepará-los para receber os cerca de mil alunos que estarão presentes no encerramento da semana, nesta sexta-feira, 12. Ao final do curso, os futuros monitores estarão aptos para envolver as crianças em uma divertida trilha ecológica e em outros aspectos da preservação ambiental.
“Estes jovens terão a oportunidade de se aprofundar sobre descarte de medicamentos, a importância de áreas protegidas e como interpretar trilhas. Os conhecimentos absorvidos serão de grande valia não apenas para a profissão que cada um seguirá, como também para o trabalho que vão exercer com as crianças”, afirma Alan Porto, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
O curso de monitoria será apenas no período vespertino e o período de tempo dispensado na capacitação será contabilizado como hora extra nos cursos universitários. Além disso, os participantes ganharão um certificado após a conclusão.
As inscrições podem ser feitas até amanhã no Horto Florestal ou pelo telefone 313-3158 gratuitamente.
Confira a programação completa do curso aqui.