Deputado cobra veículo para atender o MT Hemocentro
Em sua justificativa, o deputado destaca que a medida vem de encontro às ações da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, realizadas em várias cidades no país, mas que em Mato Grosso se encontram comprometidas. O deputado lembra que as coletas acontecem em universidades, empresas, igrejas, serviços de saúde, associações, centros comerciais, praças, parques, inclusive na Assembleia Legislativa, como meio de estimular as pessoas a doar sangue.
Mauro Savi destaca que a unidade móvel, por estar parada, deixa uma lacuna e agrava o problema da falta de bolsas de sangue na sede central do MT Hemocentro. “Alguma medida precisa ser tomada para resolver o problema. A unidade é único banco de sangue público do estado”, disse ele.
O parlamentar acrescenta que o problema se torna ainda mais grave se somadas as unidades de saúde que o MT Hemocentro assiste, como os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande, o Hospital Universitário Júlio Müller, os pacientes regulados pela Central de Regulação, os portadores de anemia falciforme, aplasia medular, talassemia, lúpus, hemofilia, leucemias, púrpura, entre outras doenças degenerativas do sangue.
O documento frisa as exigências legais e observa as normas que regulamenta as portarias e resoluções a respeito da coleta, acondicionamento, transporte, entre outros. “Enquanto a aquisição não acontece e o serviço de coleta externa de sangue não é reiniciado, é importante esclarecer à população sobre os locais disponíveis para fazer a doação voluntária de sangue”, finaliza o deputado.
Pontos fixos de coleta de sangue:
MT - Hemocentro (Sede) e Unidade de coleta e transfusão do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Atendimento das 7h às 17h30 de segunda a sexta-feira. Rua 13 de junho, 1.055. Porto. Cuiabá - MT. CEP: 78.005-100: (65) 3623-0044 / Fax: (65) 3321-9623;
UCT - Pronto Socorro Municipal/Cuiabá: Rua General Vale 182. Bandeirantes. Atendimento de segunda a SÁBADO, inclusive feriados, das 07h às 18h. Fone: 3324-1062