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DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 08 de Maio de 2015 às 14:12
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

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 Em abril deste ano, foram registrados no Procon Estadual 2.657 atendimentos. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e na nova ferramenta de atendimento online consumidor.gov.br. 

No Sindec foram registrados 2.337 atendimentos, sendo que o setor de  Serviços Essenciais ocupa o primeiro lugar em reclamações, com 1.049 demandas. Liderando as principais reclamações do setor está a categoria Energia Elétrica com 395 atendimentos, seguido por Água e Esgoto com 374 registros e 153 reclamações para Telefonia Celular. 

O setor Produtos, com 487 reclamações, ficou em segundo lugar, registrando 103 procedimentos para a categoria Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc), 39 para Geladeira e Freezer e 36 atendimentos para Eletroeletrônico Importado. O setor Assuntos Financeiros ficou em terceiro lugar no ranking, registrando 419 atendimentos, sendo 125 para a categoria Banco Comercial, 102 para Financeira e 79 procedimentos para Cartão de Crédito. 

A área de Serviços Privados registrou 307 atendimentos, ocupando o quarto lugar no ranking, sendo 132 reclamações para a categoria TV por Assinatura, 37 para Informática e 36 para Escola (Pré, primeiro, segundo Graus e Superior). O quinto lugar do ranking é ocupado pelo setor Habitação, que registrou 32 reclamações, sendo 14 para a categoria Incorporação (Construtoras e Incorporadoras), 13 reclamações para Condomínio e quatro registros para a categoria Loteamento. O setor Saúde ocupa o sexto lugar, com 31 reclamações. Em último lugar está a categoria Alimentos, com 12 registros. 

Integram o banco de dados do Procon MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa. 

Na plataforma de atendimento online consumidor.gov.br foram registrados em Mato Grosso 320 reclamações. A área Telecomunicações lidera o ranking com 166 registros. Em segundo lugar estão os Serviços Financeiros, com 66 reclamações; em terceiro lugar Serviços de Telefonia e Informática, com 50 registros; em quarto lugar o setor  Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos com 15 atendimentos; e em quinto lugar a categoria Demais Produtos, que teve 14 reclamações. Os setores Transportes e Demais Serviços registraram quatro demandas cada e a área Alimentos teve uma reclamação. 

O Procon MT atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), n 917, Edifício Eldorado Executive Center  Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. 

No Posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou 3613-8500.





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