Anteriormente utilizado para o descarte ilegal de resíduos sólidos, o acúmulo de lixo no espaço impossibilitava a preservação e o uso adequado da área, empobrecendo o solo e prejudicando toda a região.
“Antes de darmos início ao plantio fizemos toda a limpeza do terreno e chegamos a tirar mais de 200 caminhões repletos de entulho. Foram 20 dias reestruturando a área, para então podermos dar vida à área com a arborização”, afirma José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.
Feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Associação de Moradores do Jardim Cuiabá, Sicob Servidor e Instituto Ação Verde, a iniciativa vai trazer para o bairro uma atmosfera esquecida pelos moradores.
“Nosso objetivo é renovar o local, trazendo vida através da presença de árvores e do convívio entre os moradores. Queremos transformar esse espaço em um ambiente cheio de cor, ar puro e fresco, que possa trazer as pessoas para fora de suas casas para desfrutar de momentos em comunidade, com crianças soltando pipas e famílias se divertindo. Queremos recuperar o título de Cidade Verde”, conta Valdicléia Santos, diretora de Gestão Ambiental.
Os resultados do programa serão sentidos em longo prazo, mas a comunidade já consegue vislumbrar os efeitos que a arborização e restauração do terreno vão propiciar, além de contar com novas ideias para preservar o local.
“O ‘Cuiabá Mais Verde’ vai tornar o local mais leve e com temperaturas mais amenas, além de contribuir para a saúde do bairro, da população e da área. Estamos também avaliando uma proposta de parceria com a prefeitura para a criação de uma pista de aeromodelismo, que valorizará ainda mais o espaço”, conclui Glória Barine, membro da Associação de Moradores do Jardim Cuiabá e moradora do bairro há 30 anos.