A rede municipal de ensino de Várzea Grande pode parar a partir de hoje (31) por tempo indeterminado, pois os trabalhadores decidirão logo mais, em assembleia geral, se iniciam ou não uma greve
Professores de VG podem entrar em greve hoje
Soares informou ainda que tudo agora depende, em verdade, somente do avanço nas negociações com a prefeitura da Cidade Industrial, pois os trabalhadores já aprovaram em outra assembleia geral, realizada no último dia 06/03, o início da chamada greve por tempo indeterminado caso o prefeito Wallace Guimarães (PMDB) se recuse a atender as exigências deles. A assembleia de hoje começa às 08h.
O mesmo líder do Sintep disse também que o secretário municipal de Educação da segunda maior cidade de Mato Grosso, Silvio Fidelis, entregou sexta-feira passada (27), minutos antes do início do conselho de representantes das escolas daquela rede municipal, um documento contendo as exigências formais de sua representação.
De acordo com a avaliação primária do conselho, o documento responde só parcialmente a pauta de reivindicações protocolada à época (fins de janeiro) de sua posse como secretário. Essa resposta é que será submetida à avaliação trabalhista durante a assembleia geral de hoje, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Licínio Monteiro (localizado na rua Pedro Pedrossian, 211, no Bairro Jardim Aeroporto).
Os municípios são responsáveis pela educação básica -- pros mais antigos, primário e ginásio --, desde a pré-alfabetização até o nono ano, antiga oitava série. Várzea Grande tem um total de 23 mil alunos, pelo menos a metade -- ou algo em torno de 11,5 mil -- se enquadra na educação básica.