As chuvas vão continuar intensas neste início de outono, alerta a Defesa Civil do município e é bom não facilitar se for pego de surpresa na rua em meio a temporais
Chuvas continuarão intensas em Mato Grosso
As chuvas vão continuar intensas neste início de outono, alerta a Defesa Civil do município e é bom não facilitar se for pego de surpresa na rua em meio a temporais. Especialmente nas grandes avenidas onde está havendo grande acúmulo de água, advertiram os próprios técnicos da instituição.
O motivo apontado é que, mesmo que março marque, a um só tempo, o fim do verão, o início do outono e o fim do período regular de chuvas, há bastante volume acumulado ainda a descer dos céus ao se levar em consideração a média de chuvas nos anos anteriores.
“Ainda está faltando pelo menos 370 milímetros”, lembrou o coordenador da Defesa Civil Municipal, senhor Oscar Aurélio. “Ainda esperamos chuvas até o mês de abril, isso é absolutamente normal. Mas as de intensidade maior devem ser mesmo estas de agora, pois a maior enchente é sempre a de São José, também chamada na cultura mato-grossense de ‘deita capim’. Acontece todo ano e é bastante típica”.
O coordenador de prevenção e preparação da mesma Defesa Civil lembra a todos a necessidade de se proteger e autopreservar nesses momentos, pois além da água há as correntes elétricas geradas pelos raios.
Deve-se evitar sair à rua nesses momentos, mas caso lá já esteja, procure abrigo, mas nunca embaixo de árvores. Desligue telefones e qualquer outro aparelho que gere corrente elétrica, pois estas atraem-se umas às outras e, especialmente, não tente enfrentar enxurradas, mesmo as urbanas, a pé, de moto ou de carro.