Deputado defende a regulamentação da profissão de cuidador de idosos
O deputado definiu como princípios para regulamentação da profissão a proteção dos direitos humanos do idoso bem como a melhoria da qualidade de vida e manutenção da convivência social do idoso. “Cabe também a nós sensibilizarmos a população mato-grossense sobre o dever da participação social quanto aos cuidados com nossos idosos”, salientou.
O autor destaca que a profissão de cuidador da pessoa idosa está diretamente ligada à área de saúde, porém, defende que o profissional não é exclusivo da saúde. “Mais nós defendemos que tem lugar para o cuidador de idosos na assistência social, educação, cultura e turismo. Queremos abranger mais esse papel social”, destacou.
De acordo com o projeto, entende-se que todo cidadão que desempenhe funções dentro do ambiente domiciliar ou de instituição voltada para a pessoa idosa se enquadra na função.
Na propositura, o legislador busca a divulgação da profissão e o incentivo a formação de cuidadores, maiores de 18 anos com no mínimo o ensino fundamental completo, com cursos voltados para área, sendo reconhecida a formação pelos órgãos credenciados no Ministério da Educação.
O deputado ainda ressaltou que as pessoas da terceira idade, maior de 60 anos, merecem atenção especial e devem ter seus direitos respeitados. “O Estado deve estimular a sociedade o devido reconhecimento da profissão de cuidador através de palestras e cursos com esclarecimentos a respeito da profissão”, destacou Taborelli.