Deputado propõe criação de Guarda Mirim estadual
O projeto tem como público alvo crianças e adolescentes de 13 a 16 anos. De acordo com o documento encaminhado ao governador Pedro Taques, a estadualização da Guarda Mirim vai garantir o desenvolvimento pessoal, a qualificação profissional e exercício pleno, responsável e consciente da cidadania de seus alunos. Por meio de ações, o programa previne e diminui a violência juvenil, além de manter os participantes afastados da prostituição, das drogas e da criminalidade.
Na tribuna, o parlamentar revelou a importância que a Guarda Mirim teve em sua formação. Em 1995, com 13 anos, ele conseguiu o primeiro emprego por intermédio do projeto. "Sou resultado desse trabalho. Meu primeiro emprego, como office boy, eu consegui por meio do projeto, em Pontes e Lacerda. Agora, como deputado, quero possibilitar novas oportunidades para esses adolescentes", afirmou.
Ainda de acordo com o parlamentar, afastar crianças e adolescentes de ambientes e influências que as explorem para execuções de atividades ilícitas é o enfoque da proposta. As regiões de fronteira do estado são uma preocupação especial, uma vez que esses menores são utilizados como mulas pelo tráfico de drogas e contrabando. "Com esse projeto é possível mostrar para o jovem que existe um outro caminho. Que estudando e trabalhando honestamente é possível conquistar o que almejamos", finalizou o deputado.