Deputados retomam sessões apenas na terça-feira na Assembleia
Com o quadro reduzido de servidores comissionados, depois de 858 exonerações no início do mês, parlamentares garantem que farão ‘mais com menos’. Durante esta semana foram realizadas reuniões internas solicitadas pela Procuradoria Geral da Casa de Leis, que devem se estender até esta sexta-feira (20). Nos encontros, cada secretário apresenta, a pedido da comissão de reforma interna, o balanço de cada setor.
A meta, segundo Santos, é encontrar um parâmetro para retomada das atividades com a menor quantidade possível de recontratações de servidores comissionados. “Essa é a proposta de todos os deputados, de imprimir uma nova dinâmica de ações, fazendo mais pela população com a construção de Leis, e isso dentro de um quadro linear em relação aos servidores. Retornaremos às atividades com o mínimo de funcionários, seguindo a proposta de economia. Só ocorrerão as recontratações dos funcionários para tarefas imprescindíveis”.
O presidente da Mesa Diretora, Guilherme Maluf (PSDB), segue planejamento de retomada das ações no Poder, fazendo jus a promessa de estabelecer uma estrutura coesa, reafirmando o ritmo da redução de gastos. “Não podemos começar as ações, nos novos moldes, sem uma mudança profunda. As alterações na Assembleia exigem a colaboração de todos os parlamentares, e essa ideia vai se sobrepor por meio do resultado da reforma interna. Teremos mais ações com um quadro mais enxuto”.
Projetos
Wilson Santos já teria em mãos uma série de propostas de Projetos de Lei, que pretende aprovar no decorrer deste ano. Um dos destaques é o PL que prevê propositura de leis pela população, seguindo normas constitucionais sobre número de assinaturas, a serem encaminhadas via internet.
O programa CuiabáVest, cursinho pré-vestibular, foi uma das marcas da gestão do tucano quando geriu a prefeitura de Cuiabá. Sustentando dificuldades para manutenção desse programa, o atual chefe do Executivo, Mauro Mendes (PSB), delegou o assunto para segundo plano.
Santos solicitou apoio do governador Pedro Taques (PDT), para concretização do MT Vestibular, devendo ser realizado em 7 pólos em Cuiabá e um Várzea Grande com investimento inicial de R$ 1 milhão. Ele se reuniu na última sexta-feira com o secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, discutindo possível atendimento de 1.200 estudantes. “Irei apresentar ainda até final de março ao governador a proposta para criação, a partir de 2016, da bolsa universitária estadual”, observou.