Notícias POLÍTICA
Câmara aprova regime de urgência para pacote anticorrupção
Entre os pontos que podem ser alterados está o que tipifica o crime de caixa 2. Durante a madrugada, circulou nos corredores da Câmara uma emenda, sem assinatura, que deixava claro que infrações desse tipo cometidas antes da edição da lei não poderão ser punidas.
Maia articula com líderes votação de texto sobre pacote anticorrupção
O texto de Onyx prevê a criminalização do caixa dois e, como a lei, se aprovada, não pode retroagir, as práticas cometidas antes continuariam sendo enquadradas em outros crimes já previstos, como prestação de informação falsa à Justiça Eleitoral ou lavagem de dinheiro.
Senado aprova em 2º turno cláusula de barreira e fim de coligações
A PEC também acaba com coligações para eleições proporcionais (deputados e vereadores). Atualmente, a legislação eleitoral permite alianças entre os partidos para eleger deputados e vereadores. Por esse sistema, os votos obtidos pelas siglas são somados, e se elegem os candidatos mais votados da coligação.
Comissão volta a adiar discussão do novo parecer do pacote anticorrupção
Pouco antes de a sessão ser reiniciada, o relator informou que havia reduzido de 17 para 12, na terceira versão de seu parecer, as medidas contra a corrupção. Entre os itens retirados, estavam medidas que tratavam, por exemplo, de ações populares e de acordos de cooperação internacional.