Notícias POLÍTICA
Lula pede que países ricos paguem conta por preservação de florestas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (2), que são os países ricos que devem pagar a conta pela preservação das florestas. Ao discursar em reunião na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Audiência pública debate atendimento no Hospital Universitário Júlio Muller
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (28), a partir das 9h, audiência pública sobre o Hospital Universitário Júlio Muller. O objetivo é debater o perfil assistencial do novo hospital, com inauguração prevista para 2024, e a destinação da unidade atual, dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá e Mato Grosso. O presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), destacou o papel que o Julio Muller tem dentro da saúde pública em Mato Grosso.
“O hospital Julio Muller é o topo da pirâmide assistencial no SUS em Mato Grosso. É o hospital de mais complexidade, com o quadro técnico mais qualificado, com vocação para tratar doenças infecciosas. Até porque é um hospital de ensino, que forma médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais da Saúde. É referência em tratamento de doenças endêmicas como malária, hanseníase, leishmaniose e tuberculose, e os pacientes são atendidos sem que o hospital universitário tenha contrato adequado para isso”, disse.
Lula indica Flávio Dino para vaga no STF e Paulo Gonet para PGR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta segunda-feira (27), os nomes de Flávio Dino para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para ser o novo procurador-geral da República. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, em comunicado.
Indicado para o STF, Dino será sabatinado na CCJ em 13 de dezembro
O senador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou para o dia 13 de dezembro a sabatina de Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF).
INSS: pedidos de benefícios devem ser atendidos em até 30 dias em 2024
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse na quarta-feira (21) que, até dezembro de 2024, a pasta pretende atender a todos os pedidos de benefícios em um prazo máximo de 30 dias. A legislação brasileira prevê que o atendimento aconteça em até 45 dias.
Lula diz que não precisa gostar de presidentes dos países vizinhos
No discurso, Lula disse que aos chefes de Estado de países da América do Sul aconselharia que, em vez de reclamarem dos problemas políticos, devem tentar resolvê-los com diálogo e aprender a conviver com as diferenças.
Sérgio Ricardo é empossado presidente do TCE e conclama pacto pelo fim das desigualdades em Mato Grosso
Com a promessa de se manter construtor de soluções e relações e a proposta de um pacto pelo fim das desigualdades em Mato Grosso, o conselheiro Sérgio Ricardo foi empossado presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) do biênio 2024/2025.
Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina
A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina, no domingo (19), levantou dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Argentina devido a posturas do candidato ao longo da campanha. Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.
Milei disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países. A Argentina, afinal, é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.
Para o professor Nildo Ouriques, a relação entre Brasil e Argentina, dada a dependência entre os dois países, não deve ser alterada. O presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Iela-UFSC) defendeu que a política é feita de atos, não de declarações.
Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas
O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.
Governador propõe medidas para evitar “graves consequências” da Reforma Tributária em MT
O governador Mauro Mendes enviou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no qual propõe uma série de medidas para evitar que Mato Grosso sofra “graves consequências” com a Reforma Tributária – que está em debate naquela Casa.