Publicado em Sexta - 29 de Março de 2024

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue em abril. O anúncio da ampliação de localidades selecionadas para receber os imunizantes, com essa terceira remessa, tinha sido feito um dia antes pela pasta.

Leia mais...
@ Valter Campanato /Agência Brasil
@ Valter Campanato /Agência Brasil

Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Livramento lança campanha "Março Lilás" para prevenção do câncer de colo do útero

Publicado em Domingo - 24 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Livramento/MT iniciou neste sábado (23/3) a campanha "Março Lilás", voltada para a prevenção do câncer de colo do útero. O evento de lançamento ocorreu nos PSF Urbano do município e contou com a participação de dezenas de mulheres, que foram recebidas com um café da manhã e desfrutaram de uma série de serviços, incluindo sorteios de brindes, colocação de cílios, corte de cabelo e design de sobrancelhas. O atendimento continuará até às 13 horas de hoje.

A secretária de Saúde do município, Stefanne Carolynne Pereira Silva, enfatizou a importância da prevenção, ressaltando a necessidade de realizar regularmente o exame preventivo.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Campanha de Vacinação contra Influenza terá início em 1º de abril em MT; imunizantes chegaram nesta semana

Publicado em Quinta - 21 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Mato Grosso terá início no dia 1º de abril (segunda-feira). A medida se deve porque as 264 mil doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (19.03).

Leia mais...

Paciente que solicitou consulta ou exame pode procurar unidade de saúde mais próxima para atualizar dados

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Pacientes que solicitaram consultas ou exames podem procurar a unidade de Saúde mais próxima do seu local de moradia no município de Cuiabá para realizar atualização cadastral de seus dados e, com isso, facilitar o contato da Central de Regulação. A ideia é combater o absenteísmo de pacientes, que acabam faltando a exames e consultas.

Ao longo deste mês de março e do mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza mutirões de exames de tomografia através da Central de Regulação. A atualização dos cadastros é essencial para que pacientes que precisam fazer tomografia participem do mutirão.

Leia mais...

Sob presidência de Lúdio, Comissão de Saúde debateu como reduzir a fila do SUS e fiscalizou unidades de saúde

Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Asssoria

Sob a presidência do deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa fiscalizou todas as unidades de saúde estaduais de Mato Grosso. Também realizou diversas audiências públicas ao longo de 2023, intensificou os debates sobre as necessidades de melhorias no tratamento de diversas doenças e linhas de cuidado, além de melhorias no atendimento dos hospitais regionais e do Hospital Estadual Santa Casa, ampliação do atendimento no Hospital Universitário Júlio Muller, e diversas outras pautas.

Leia mais...
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira

Publicado em Terça - 19 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

Começou na manhã desta segunda-feira (18.03) em todo Mato Grosso a campanha de conscientização da população contra o mosquito aedes aegypti, a “Semana D” contra a dengue. A ação, que é idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), tem o objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Em mais um passo importante para o combate das arboviroses, as ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Saúde passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

Publicado em Terça - 12 de Março de 2024

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos para diagnóstico e fechamento de casos de dengue. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi elaborada uma nota técnica para orientar estados e municípios sobre o uso de testes rápidos para dengue.

Leia mais...

Hospital Estadual Santa Casa realiza primeira captação de órgãos para transplante

Publicado em Segunda - 11 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou a primeira captação de órgãos da unidade na manhã desta segunda-feira (11.03), com o suporte da equipe da Central Estadual de Transplantes (CET). O procedimento foi autorizado após a constatação de morte encefálica de um doador.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Casos de SRAG aumentam em todo o país, informa boletim da Fiocruz

Publicado em Quinta - 07 de Março de 2024

O número de novos casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou em todo o país, aponta o boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todas as regiões mostram crescimento, mas com distinção quanto aos vírus respiratórios. No Centro-Sul prevalece a covid-19.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Estado de emergência por dengue é “improviso”, afirma especialista

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024

A necessidade de decretar estado de emergência devido a alta de casos de dengue mostra falta de ações para conter o avanço da doença, na avaliação do consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Renato Grinbaum. “Eu entendo a emergência como até um improviso, um improviso que é necessário”, disse

Leia mais...