Notícias SAÚDE
SES aprova propostas de três municípios pelo programa Fila Zero na Cirurgia
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) aprovou propostas dos municípios de Cuiabá, Primavera do Leste e Campo Verde para o programa Fila Zero na Cirurgia. As propostas apresentadas totalizam o investimento de R$ 62,8 milhões para a realização de cerca de 17 mil procedimentos cirúrgicos em Mato Grosso.
Implante coclear é indicado para pacientes com perdas auditivas severas e profundas
O Governo do Estado, por meio do Hospital Estadual Santa Casa e do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), realizou a primeira cirurgia para implante coclear via Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. O novo procedimento passa a integrar a cartela de serviços ofertados gratuitamente no Estado
Governador vistoria obra do Hospital Central em Cuiabá: "Vai ser, disparado, o maior e melhor de Mato Grosso"
O governador Mauro Mendes vistoriou, na manhã deste sábado (20.05), as obras do Hospital Central em Cuiabá, que já estão 85% finalizadas. Mauro Mendes relatou à imprensa que as obras estão dentro do cronograma, com previsão de conclusão em outubro deste ano.
Novo Hospital Universitário chega a 40% de execução das obras
As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller atingiram 40% de execução física das obras. Com 58,3 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade hospitalar segue com sua construção dentro do cronograma esperado, com entrega prevista para novembro de 2024.
Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro para produção nacional da vacina meningocócica ACWY conjugada, que protege contra quatro tipos de meningite.
O imunizante poderá ser produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), detentora da tecnologia.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou que o registro é mais um passo na busca pela autossuficiência nacional, por meio da redução da dependência de insumos internacionais e da incorporação de tecnologias estratégicas para o país.
Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência
Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública nesse sábado (13). A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços
Audiência pública dia 15 vai discutir a política estadual de saúde mental
A Assembleia Legislativa realiza na segunda-feira (15) uma audiência pública para discutir os desafios da política estadual de saúde mental. A iniciativa reúne a Câmara Setorial Temática da Saúde Mental, presidida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) e a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, presidida pelo deputado Lúdio Cabral (PT).
Detecção de câncer no SUS é desafio para 70% de moradores de favela
As maiores dificuldades de moradores de favelas em todo país no acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer estão na demora em realizar agendamentos de exames (82%) e no acesso a instituições de saúde (69%). As informações fazem parte da pesquisa Oncoguia “Percepções e prioridades do câncer nas favelas brasileiras”, realizada pelo DataFavela e o Instituto Locomotiva.
O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (9), em Brasília. A pesquisa escutou 2.963 pessoas, maioria de raça negra, classes D e E, de todas as regiões do país, entre os dias 18 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. A maioria do público ouvido depende exclusivamente do SUS (82%).
Hospital Metropolitano ampliou número de leitos em 261% e realizou 66,5 mil atendimentos em quatro anos
Em quatro anos, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, ampliou o número de leitos em 261%. O incremento possibilitou a realização de 66,5 mil atendimentos, entre cirurgias, procedimentos hospitalares e internações. A unidade de saúde é gerida pelo Governo de Mato Grosso e atua como referência em diversas especialidades, como ortopedia, bariátrica e cirurgia geral.
“O Hospital Metropolitano é referência para os 141 municípios do Estado no atendimento de alta complexidade, além dos atendimentos ambulatoriais.
Covid-19: fim da emergência não altera status de pandemia
Após três anos e mais de 7 milhões de mortes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) o fim da covid-19 como emergência em saúde pública de importância internacional. O status de pandemia, entretanto, não se altera, já que o vírus se mantém disseminado globalmente.
De acordo com a líder técnica para covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, uma emergência em saúde pública de importância internacional é definida como um evento extraordinário que constitui risco de saúde pública para diversos países em razão da disseminação global de um doença e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada.
“Essa definição indica que a situação é séria, repentina, pouco comum e inesperada, carrega implicações para a saúde pública que vão além das barreiras dos países afetados e pode exigir ações internacionais imediatas.”