Publicado em Quarta - 20 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Asssoria

Sob presidência de Lúdio, Comissão de Saúde debateu como reduzir a fila do SUS e fiscalizou unidades de saúde

Sob a presidência do deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa fiscalizou todas as unidades de saúde estaduais de Mato Grosso. Também realizou diversas audiências públicas ao longo de 2023, intensificou os debates sobre as necessidades de melhorias no tratamento de diversas doenças e linhas de cuidado, além de melhorias no atendimento dos hospitais regionais e do Hospital Estadual Santa Casa, ampliação do atendimento no Hospital Universitário Júlio Muller, e diversas outras pautas.

Leia mais...

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Campanha de conscientização contra dengue em Mato Grosso começou nesta segunda-feira

Publicado em Terça - 19 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

Começou na manhã desta segunda-feira (18.03) em todo Mato Grosso a campanha de conscientização da população contra o mosquito aedes aegypti, a “Semana D” contra a dengue. A ação, que é idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), tem o objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Em mais um passo importante para o combate das arboviroses, as ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Saúde passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

Publicado em Terça - 12 de Março de 2024

O Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de testes rápidos para diagnóstico e fechamento de casos de dengue. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, foi elaborada uma nota técnica para orientar estados e municípios sobre o uso de testes rápidos para dengue.

Leia mais...

Hospital Estadual Santa Casa realiza primeira captação de órgãos para transplante

Publicado em Segunda - 11 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou a primeira captação de órgãos da unidade na manhã desta segunda-feira (11.03), com o suporte da equipe da Central Estadual de Transplantes (CET). O procedimento foi autorizado após a constatação de morte encefálica de um doador.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Casos de SRAG aumentam em todo o país, informa boletim da Fiocruz

Publicado em Quinta - 07 de Março de 2024

O número de novos casos semanais de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou em todo o país, aponta o boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (7) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todas as regiões mostram crescimento, mas com distinção quanto aos vírus respiratórios. No Centro-Sul prevalece a covid-19.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Estado de emergência por dengue é “improviso”, afirma especialista

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024

A necessidade de decretar estado de emergência devido a alta de casos de dengue mostra falta de ações para conter o avanço da doença, na avaliação do consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Renato Grinbaum. “Eu entendo a emergência como até um improviso, um improviso que é necessário”, disse

Leia mais...
@ Edu Kapps/SMS
@ Edu Kapps/SMS

Dengue: 14,7% das vacinas distribuídas aos municípios foram aplicadas

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024

Das 1.235.119 vacinas contra a dengue distribuídas a municípios selecionados pelo Ministério da Saúde, apenas 182.204 foram aplicadas em crianças e adolescentes que fazem parte do público-alvo definido pela pasta. A quantidade de doses aplicadas equivale a 14,75% do total distribuído.

Leia mais...
Foto: Agência Marinha de Notícias
Foto: Agência Marinha de Notícias

Governo de MT leva serviços de saúde a comunidades ribeirinhas em parceria com Marinha e Fiocruz

Publicado em Sábado - 02 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) participa do projeto Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada (Navio), realizado por meio de uma parceria entre a Fiocruz e a Marinha do Brasil, que tem levado atendimentos diversos em saúde a comunidades ribeirinhas

Leia mais...

Semana D contra dengue em Mato Grosso será de 18 a 30 de março

Publicado em Sábado - 02 de Março de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá realizar a “Semana D” contra a dengue entre 18 e 30 de março de 2024. O órgão apoiará ações municipais que ocorrerão em consonância com a mobilização nacional deste sábado (02.03), proposta pelo Ministério da Saúde, e convocará os municípios para aderir à ação do Estado

Leia mais...
@ Paulo Pinto/Agência Brasil
@ Paulo Pinto/Agência Brasil

Saúde antecipa vacinação contra gripe; campanha começa em 25 de março

Publicado em Quinta - 29 de Fevereiro de 2024

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Leia mais...