Notícias SAÚDE
Brasileiros repatriados da China ficarão de quarentena em Goiás
A informação foi dada nesta terça-feira (4) pelos ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), em coletiva de imprensa para explicar como será feito o resgate.
MT Hemocentro busca doadores para reforçar estoque de sangue no período de Carnaval
O MT Hemocentro intensificou as campanhas de coleta de sangue para o mês de fevereiro devido a proximidade do feriado prolongado de Carnaval. Nesse período, somado as festividades de fim de ano e férias escolares, a expectativa é de uma diminuição de até 50% dos números de doadores.
Governo lança na terça-feira (04.02) o edital para construção do Hospital Júlio Müller
O edital de licitação para retomada da construção do novo Hospital Universitário Júlio Müller será lançado nesta terça-feira (04.02) pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

OMS confirma 11.953 casos de coronavírus em todo o planeta
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou neste sábado (1º) para 11.953 o número de casos confirmados de coronavírus em todo o planeta. Deste total, 11.821 foram identificados em território chinês. O total de mortos permanece estável: 259 casos. Todos na China.
HMC é o único hospital de Cuiabá a receber autorização do MEC para implantar Residência Médica em 2020
Considerado pelo Ministério da Saúde como uma das três melhores e maiores unidades de saúde pública do Brasil, o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, Dr. Leony Palma de Carvalho, será o primeiro hospital municipal de Cuiabá a oferecer Programa de Residência Médica. Com foco em ortopedia, traumatologia e medicina intensiva, o projeto será coordenado pela Comissão de Residência Médica da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – COREME/ECSP.
O Programa, que também beneficiará o Hospital Municipal São Benedito, se destacou como o único da Capital que, após ser apreciado por técnicos de todas as comissões e órgãos reguladores estaduais e nacionais, recebeu aprovação do Ministério da Educação (MEC) para ser implantado em 2020.
Cuiabá credencia laboratórios via Ministério da Saúde e passa a ofertar mais de 800 próteses dentárias por mês
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá – SMS - credenciou via Ministério da Saúde dois novos laboratórios para dar celeridade ao serviço de confecção de próteses dentária aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O trâmite que habilitou as empresas Dente Fácil Odontologia e Laboratório Rubens de Prótese Dentária aconteceram via chamamento público.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho com os novos prestadores que trabalharão de acordo com a tabela SUS, além da celeridade Cuiabá amplia a oferta do serviço.
Secretaria de Saúde realiza “Dia D” em Prevenção de Incapacidades Físicas
A campanha Janeiro Roxo, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a luta contra a hanseníase, começou em Cuiabá oficialmente no dia 09 de janeiro. Na data uma palestra foi proferida pela médica do PSF Renascer, Dra. Andreia Tomborelli, para os pacientes que aguardavam por atendimento na sala de espera da unidade.
Ela explicou que os principais sintomas da hanseníase são o aparecimento de manchas brancas, vermelhas ou roxas pelo corpo, ou de caroços. Além disso, a pessoa pode apresentar infiltrado da pele do rosto e da orelha, queda das sobrancelhas, cílios, dos pelos ao redor das manchas. Também pode acontecer perda de sensibilidade dos olhos, perda de força nas pálpebras, perda de força e sensibilidade nas mãos e pés.
Secretaria de Saúde monitora rede de atenção às urgências em hospitais e prontos-socorros
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do grupo condutor da Rede de Atenção às Urgências de Mato Grosso (RAU-MT), iniciou, na 1ª semana de janeiro deste ano, o monitoramento das unidades de saúde que possuem serviços habilitados e qualificados pelo Estado na Baixada Cuiabana.
MT Hemocentro alerta para necessidade de repor estoque de sangue em janeiro
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta a população para a necessidade de repor o estoque de sangue neste mês de janeiro, quando ocorre queda nas doações voluntárias em razão do período de férias. Até o dia 8 deste mês, a média geral de queda no estoque é de 45%.
O percentual de redução varia de acordo com o tipo sanguíneo, mas a queda registrada no estoque estratégico chega a 70%. As maiores reduções são dos estoques do tipo A negativo, com menos 70%, e AB negativo, com menos 66%.