Notícias SAÚDE
Anvisa suspende lotes de anticoncepcional Gynera
A Bayer, que apresentou comunicado de recolhimento voluntário, confirmou que os lotes dos medicamentos em questão apresentaram resultados insatisfatórios em estudos.
Vitiligo atinge 0,5% da população mundial, diz sociedade de dermatologia
As regiões Centro-Oeste (0,69%), Sudeste (0,66%) e Norte (0,65%) apresentaram os maiores índices da doença, enquanto o Nordeste (0,39%) e o Sul (0,40%) registraram os menores números.
Imunoterapia é a nova frente contra o câncer
Cientistas dos Institutos Nacionais de Saúde anunciaram na segunda-feira que uma nova técnica – que consiste em retirar células imunológicas de um tumor e cultivar bilhões delas em laboratório para reinseri-las no corpo do paciente – teve sucesso em duas entre nove pacientes
Brasil ocupa vanguarda em pesquisas sobre zika
O próximo passo da pesquisa brasileira é descobrir medicamentos capazes de inibir os efeitos do zika em gestantes e, consequentemente, nos embriões. Os primeiros testes com a cloroquina, uma das substâncias utilizadas, foram desenvolvidos por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentaram resultados animadores.
Em Mato Grosso mais de 119 mil meninos entre 11 e 15 anos devem ser vacinados
A vacina contra o vírus HPV previne os cânceres de pênis, garganta e ânus, e de colo de útero, vulva, vaginal, lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele e mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe grávida para o filho no momento do parto.
ANS propõe que planos de saúde ofereçam mais 15 novos procedimentos
A proposta prevê a incorporação de 15 novos procedimentos, como exames para diagnóstico da fibrose hepática e para análise das artérias dos membros inferiores e superiores.
Saúde implanta sistema online de regulação para melhorar atendimento à população
O Sisreg subsidia as áreas de controle, avaliação e planejamento e programação facilitando aos gestores a tomada de decisão para melhorias na rede de atenção à saúde. “A flexibilidade das funcionalidades é outro fator importante, pois permite a adequação das peculiaridades locais para organizar de forma mais igualitária o acesso da população ao SUS”, concluiu a superintendente de Regulação da SES/MT.