Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Cirurgias realizadas pelo Mato Grosso Saúde aumentaram 48% nos últimos dois anos

O número de procedimentos, que em 2014 foi de 5.923, passou para 6.861 em 2015 e fechou o ano de 2016 com 8.801 cirurgias comuns e de alto custo, que envolvem órteses, próteses e materiais especiais. Em 2016, foram investidos R$106 milhões, dos quais 50% de recursos são do Governo do Estado e outra parte dos beneficiários.

Leia mais...
Foto: Rafaella Zanol

MT tem 56 casos confirmados de microcefalia em 2016, diz governo

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2017 | por Do G1 MT

São considerados com microcefalia os bebês com perímetro cefálico em recém-nascidos de 31,9 cm para meninos e 31,5 cm para meninas. O parâmetro é do Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm.

Leia mais...

Governo alerta para vacinação contra febre amarela no verão

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Portal Brasil

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.

Leia mais...

Salas de vacinação na capital já estão disponibilizando vacinas

Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-Cba

A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue recomendações das Sociedades Brasileiras de Imunizações (SBIm) e a de Pediatria e deverá ser ampliada gradualmente até 2020, quando será disponibilizada para meninos de 9 a 13 anos.

Leia mais...

Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos no período chuvoso

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-VG

Leia mais...
OMS propôs aumento de impostos sobre bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados
OMS propôs aumento de impostos sobre bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos industrializados

Refrigerante sem açúcar não ajuda a manter peso saudável, dizem cientistas

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2017 | por Do G1

Segundo os especialistas, apesar de conter poucas calorias, as bebidas que contêm adoçantes artificiais podem desencadear consumo compensatório de comida por estimular os receptores do sabor doce.

Leia mais...

Mato Grosso encerra 2016 com 347 casos notificados de microcefalia

Publicado em Quinta - 05 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O Ministério de Saúde considera um caso confirmado após análise clínica, de imagens ou laboratorial. Ainda de acordo com o Protocolo do Ministério, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus Zika, entre outros agentes infecciosos.

Leia mais...

Além das prisões em flagrante e captura de foragidos, o policiamento de fim de ano da PM-MT produziu 483 Termos Circunstanciados de Ocorrência, medida

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Portal Brasil

Cerca de 180 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pela vacina. Apesar de ser esperado que a disponibilização da vacina se dê em âmbito nacional, seu impacto será mais fortemente sentido nas regiões endêmicas — em geral, as mais carentes do País, com saneamento básico precário e alta densidade populacional.

Leia mais...

MT-Hemocentro convida população para doar sangue

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

Além de realizar a coleta de sangue, o MT-Hemocentro atende também pacientes hematológicos, que já recebem transfusões de sangue com regularidade, o que requer cuidados ainda mais especiais. “Eles não podem ter de forma alguma qualquer reação transfusional, uma vez que os mesmos já se encontram frágeis devido à doença, por isso pedimos ajuda de todos, principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-,” diz Juliana.

Leia mais...
Enfermeira administra vacina em adolescente; a partir de agora, meninos de 12 a 13 poderão receber vacina de HPV pelo SUS
Enfermeira administra vacina em adolescente; a partir de agora, meninos de 12 a 13 poderão receber vacina de HPV pelo SUS

Meninos já podem se vacinar contra HPV no SUS; veja mudanças na vacinação

Publicado em Terça - 03 de Janeiro de 2017 | por Do G1

Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

Leia mais...