Notícias SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde convoca técnicos de enfermagem e vigilantes do cadastro reserva do seletivo realizado em 2022
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS anunciou a convocação de 60 técnicos de enfermagem e 40 vigilantes do cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários Imediatos e Formação de Cadastro de Reserva nº 01/2022/SMS. A convocação foi publicada na edição suplementar da Gazeta Municipal nº 885 desta sexta-feira (14). Os aprovados devem comparecer à Secretaria, localizada na Rua General Anibal da Mata, nº 139, no bairro Duque de Caxias I, a partir do dia 14 de junho de 2024, munidos dos documentos especificados no Item 14.1 do Edital do Processo Seletivo. Confira a lista dos convocados aqui.
Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o Projeto de Lei 1.904/24, que propõe tornar homicídio aborto realizado acima de 22 semanas de gestação, em qualquer situação, inclusive em caso de estupro.
Dia Nacional da Imunização: doses beneficiam até quem não se vacina
Além de permitir que o organismo se defenda de infecções e evite quadros graves de diversas doenças transmissíveis, a vacinação, quando realizada em larga escala, reduz a circulação geral de vírus e bactérias. Conhecido popularmente como imunidade coletiva ou imunidade de efeito rebanho
SES promove capacitação sobre hanseníase para profissionais de saúde
O projeto “Ir Para Incluir”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realiza, nesta segunda e terça-feira (03 e 04.06), uma capacitação em hanseníase e a análise de casos para profissionais de saúde do município de Confresa. A capacitação em hanseníase é ofertada pelo Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac)
SES realiza encontro estadual para debater a proteção de jovens contra o tabaco
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realiza, nesta sexta-feira (24.05), o Encontro Estadual de Mobilização em Alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. O evento será transmitido virtualmente e tem como debate central o fortalecimento das redes para a proteção de crianças e adolescentes
Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil
Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil. O trabalho foi apresentado nesta quinta-feira (16) pela fundação no 48º encontro do Group for Cancer Epidemiology and Registration in Latin Language Countries Annual Meeting (GRELL 2024, na sigla em inglês), na Suíça.
Em entrevista à Agência Brasil, o epidemiologista Alfredo Scaff, consultor médico da Fundação do Câncer, disse que o estudo visa a apresentar para a sociedade dados que possibilitem ações de prevenção da doença. “O câncer de pulmão tem uma relação direta com o hábito do tabagismo. A gente pode dizer que, tecnicamente, é o responsável hoje pela grande maioria dos cânceres que a gente tem no mundo, e no Brasil, em particular.”
Prefeito de Cuiabá pede apoio estadual e federal para pacientes do SUS
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fez um apelo na sexta-feira (3) às autoridades estaduais e federais para garantir recursos destinados ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos do interior do estado. Ele destacou a situação "injusta e insustentável", enfatizando a necessidade de encontrar soluções para manter a qualidade do serviço prestado na capital mato-grossense.
Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe
Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.
“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Brasil confirma caso autóctone de cólera em Salvador
O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (19) um caso autóctone de cólera em Salvador, o que significa que o paciente contraiu a doença na própria cidade, sem viajar a outro lugar.
Em nota, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informa que o caso foi detectado em um homem de 60 anos de idade que apresentou um desconforto abdominal e diarreia aquosa, em março de 2024. Duas semanas antes ele havia feito uso de antibiótico para tratamento de outra patologia. Segundo exames laboratoriais, a bactéria causadora da doença foi Vibrio cholerae O1 Ogawa.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um caso isolado, tendo em vista que não foram identificados outros registros, após a investigação epidemiológica realizada pelas equipes de saúde locais junto às pessoas que tiveram contato com o paciente.
Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
O Ministério da Saúde confirmou a compra de 12,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19 da farmacêutica Moderna. Os imunizantes devem chegar à população nos próximos 15 dias. O contrato foi fechado na sexta-feira (19). A pasta informou que iniciou o processo de aquisição emergencial em dezembro de 2023