Notícias SAÚDE
SES divulga homologação de resultado do Processo Seletivo para Hospital Metropolitano
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou a homologação de resultado final do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2022, publicado no dia 7 de dezembro de 2022. O edital disponibilizou 101 vagas para o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.
STJ suspende medida interventiva na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão da medida interventiva que havia concedido à administração da Secretaria Municipal de Saúde ao Governo do Estado. Mediante a decisão, será reestabelecida à autonomia ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.
Saúde de Várzea Grande reforça as ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da área técnica do Programa de Controle da Hanseníase, realiza mobilizações para o ‘Janeiro Roxo’, que é o mês alusivo ao combate à Hanseníase. Neste período serão enfatizadas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município
Estado notifica Prefeitura de Cuiabá para abrir UTIs Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde protocolou nesta terça-feira (27.12) notificação requisitória para que a Prefeitura de Cuiabá e Secretaria de Saúde do município abram leitos hospitalares para tratamento da Covid-19. A requisição é necessária porque a prefeitura não tem, no momento, nenhum leito de UTI Covid-19
Secretária de saúde esclarece declarações veiculadas na imprensa
A secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend vem a público esclarecer algumas informações que estão sendo veiculadas na mídia:
-Após uma entrevista que ela concedeu para uma rádio, onde foi fortemente cobrada por várias situações e respondeu todos os questionamentos de maneira técnica e com bastante firmeza, começaram a veicular notícias de que ela teria “alfinetado” órgãos como Judiciário, Ministério Público e Assembleia Legislativa;
-Suelen afirma que esta é uma interpretação maldosa de sua fala, pois em momento algum teve a intenção de alfinetar ou criticar qualquer instituição;
Estudo mostra viabilidade de medicamento no combate ao HIV
Estudo mostra que a oferta imediata de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV é viável no Brasil, com baixa perda precoce de acompanhamento. Os resultados, publicados na edição de 21 de dezembro de The Lancet HIV, uma das mais conceituadas revistas científicas do mundo, mostram que a adesão à PrEP e a retenção ao serviço a longo prazo foram boas.
Captação de órgão realizada em MT proporcionará chance de vida a paciente do Distrito Federal
A Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou na tarde de sexta-feira (23.12) o terceiro processo de captação de órgão coordenado pela equipe estadual em 2022. Com a decisão da família do ente falecido pela doação de órgãos, um paciente do Distrito Federal ganhou uma nova chance de vida.
SES abre sete vagas para residência médica em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) lançou, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, um processo seletivo para o preenchimento de sete vagas de residência médica no Hospital Regional de Cáceres, no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e no Hospital Adauto Botelho (CIAPS), em Cuiabá.
O edital do Processo Seletivo Unificado nº 010/2022 foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 19 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas neste link, do dia 30 de dezembro de 2022 até as 23h59min (horário oficial de Brasília-DF) do dia 08 de janeiro de 2023.
As vagas são para programas de residência médica em ortopedia e traumatologia (2), psiquiatria (2), pediatria (2) e cirurgia geral (1).
Laboratório Central de Mato Grosso realizou cerca de 700 mil exames
Em quase quatro anos, o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizou cerca de 700 mil análises laboratoriais. Entre as análises estão teste de Covid-19, dengue e influenza.
MPF instaura procedimento para acompanhar políticas públicas de enfrentamento da violência obstétrica em MT
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da Regional dos Direitos do Cidadão em Mato Grosso (PRDC/MT), instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e monitorar a implantação de políticas públicas relacionadas à humanização do parto