Notícias SAÚDE
Lesões e amputações em pacientes podem ser evitadas com o uso de palmilhas
Profissionais da área de saúde da capital e do interior participam de uma capacitação no Centro de Referência Estadual em Média e Alta Complexidade (Cermac) para atender as demandas da sapataria do centro de referência. A unidade, localizada dentro do Ambulatório de Dermatologia, é responsável pela confecção de palmilhas para quem apresenta deformações ou feridas nos pés, em consequência da hanseníase.
O objetivo da Capacitação em Adaptação de Palmilhas e Calçados, que começou na terça-feira (05.12) e vai até esta quinta-feira (07.12), é capacitar mais profissionais para atender as demandas da sapataria. A capacitação, em período integral, inclui palestras sobre a Hanseníase, trata da prevenção, dos aspectos gerais e cuidados, da anatomia e fisiologia do pé e do atendimento ao paciente.
Brasil tem redução de 5,2% na taxa de detecção de casos de aids, diz ministério
Dados divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, houve uma redução de 5,2% na taxa de detecção dos casos de aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) no país, na comparação com 2015.
1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
→ Mas, afinal, o que é Aids?
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
Projeto para equipar novo Pronto Socorro é apresentado ao Ministério Público
Para o chefe do Executivo, o debate aberto, que envolveu também o Núcleo de Patrimônio Público do MPE, foi produtivo e vai ajudar o município a consolidar a forma mais eficiente de garantir que o Pronto Socorro esteja em pleno funcionamento até abril de 2018.
Justiça decide que Conselho de Saúde de Cáceres deve ser restabelecido
A Justiça Federal deferiu, a partir da ação civil pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF), antecipação de tutela para suspender, de imediato, os efeitos do Decreto Municipal nº 576, de 07/11/2017, e dos demais atos posteriores que destituíram o Conselho Municipal de Saúde de Cáceres.
Além de dispensar indevidamente os membros do Conselho Municipal de Saúde, o prefeito municipal não disciplinou acerca de que órgão exercerá as funções permanentes do conselho no período que transcorrerá até a nomeação dos novos eleitos.
MT Hemocentro comemora Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Nesta sexta-feira (24.11) será comemorado em todo o país o Dia do Doador Voluntário de Sangue e o MT Hemocentro preparou uma programação especial para celebrar a data. É uma oportunidade de reforçar a campanha para a conscientização e a importância da doação
Várzea Grande inaugura em dezembro 10 leitos de UTIs Infantil e Neonatal
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos agendou para este mês de dezembro a inauguração da sétima etapa das obras da ampliação, melhorias e equipamentos do Hospital e Pronto-Socorro e que trata da Unidade de Terapia Intensiva – UTI Neonatal e Infantil com 10 leitos. Até agora já foram consumidos recursos da ordem de R$ 8 milhões nas obras e equipamentos da unidade.
Além deste bloco será finalizada a obra de 18 leitos de enfermaria. Os recursos investidos nesta ala são da ordem de R$ 2,5 milhões entre obras e equipamentos entre recursos federais e próprios.
Prefeitura regulamenta ações do Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação do Pronto Socorro
O Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação do Hospital e Pronto Socorro Municipal, sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro, alinhou as medidas emergenciais para garantir o funcionamento adequado da unidade hospitalar de Cuiabá