Notícias SAÚDE
Saúde confirma óbito fetal por transmissão vertical de Oropouche
O Ministério da Saúde (MS) confirmou um caso de óbito fetal causado por transmissão vertical de febre do Oropouche, que acontece quando o vírus é passado da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto. A confirmação foi feita na sexta-feira (2) no estado de Pernambuco. A pasta informou que a grávida tem 28 anos de idade e estava na 30ª semana de gestação.
Caixa lança serviços digitais para MEI, com crédito de até R$ 10 mil
Os microempreendedores individuais (MEI) podem, a partir desta terça-feira (30), acessar um pacote de serviços 100% digitais disponibilizados pela Caixa. Segundo o banco, a ideia é facilitar a inclusão digital e a redução de custo dos clientes MEI, de forma a incentivar a geração de empregos. O pacote digital inclui uma série de serviços e produtos.
Uma pessoa morre por minuto no mundo por causas relacionadas à aids
Os dados estão em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), antes da abertura oficial da 25ª Conferência Internacional sobre Aids, em Munique, na Alemanha. As lideranças mundiais se comprometeram a reduzir as novas infecções anuais
Hepatite Delta avança entre ribeirinhos no Amazonas
Casos de hepatite Delta entre ribeirinhos no Amazonas preocupam autoridades da saúde e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A doença, que pode ser silenciosa, é o tipo mais agressivo das hepatites virais, podendo causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte.
Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano atendeu 815 bebês prematuros
A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), prestou assistência a 815 bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais durante o primeiro semestre de 2024.
De acordo com o relatório, também foram doados 1.565 litros de leite por 1.166 mães e pessoas que amamentam, em sete unidades de coleta. A quantidade de leite recebida até junho de 2024 aponta para um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente
A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas.
Central de Regulação convoca usuários do SUS para atualização de cadastro
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS há anos enfrenta um grande desafio: aproximadamente 60% das consultas, exames e cirurgias agendadas mensalmente são desperdiçadas devido à ausência dos usuários do SUS. Esse desperdício não apenas impacta os recursos públicos, mas também compromete o acesso de outros pacientes aos serviços de saúde.
Quando um usuário do SUS falta a um agendamento, uma vaga que poderia ser destinada a outro paciente é perdida. Isso gera uma extensa fila de espera, dificultando o acesso rápido e eficiente aos tratamentos médicos necessários.
Para combater esse problema e otimizar o uso dos recursos públicos, a Central de Regulação está convocando todos os usuários do SUS a atualizarem seus cadastros do cartão SUS.
Doadores de sangue vão concorrer a voo panorâmico em helicóptero do Ciopaer
O Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o MT-Hemocentro, está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue, com o sorteio de um voo panorâmico. Moradores de Cuiabá e Sorriso que doarem sangue terão a chance de participar do sorteio
Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.
Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) investigou a reação tardia do vírus da zika e como isso pode levar a novos episódios de sintomas neurológicos da doença, como crises convulsivas. Os resultados do estudo inédito estão em um artigo científico publicado nesta semana no periódico iScience