Notícias GERAL
Governo de MT lamenta falecimento do jornalista Ademar Andreola
O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do jornalista Ademar Andreola, aos 65 anos, na noite desta segunda-feira (13.02). Ele trabalhava como assessor de imprensa na Secretaria de Estado de Fazenda e lutava bravamente contra um câncer.
"Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do nosso jornalista Ademar. Uma personalidade do jornalismo mato-grossense, Ademar também muito contribuiu com a história do Governo de Mato Grosso. Ficamos consternados e desejamos que Deus console a todos os amigos e familiares neste momento difícil", declararam o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.
Morre o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes
O ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes morreu hoje (12), em São Paulo. O político, de 83 anos, estava internado no Hospital Sírio-Libanês praticamente desde o dia 23 de novembro, quando foi levado à unidade de saúde pela primeira vez para tratar de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso) e de uma pneumonia.
Nascido em novembro de 1939 em Eirunepé (AM), Amazonino governou o Amazonas por quatro vezes. Também foi prefeito de Manaus por três mandatos e senador entre fevereiro de 1991 e dezembro de 1992, quando renunciou para disputar a prefeitura de Manaus – cargo que ocupou pela segunda vez e que também abandonou em 1994, quando foi eleito governador também pela segunda vez.
Bolsa Família: há indícios que 2,5 milhões recebem de forma irregular
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse nesta quinta-feira (9) que há indícios de que 2,5 milhões estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular. Segundo o ministro, os cadastros do programa estão em revisão.
Indea reforça vigilância na fronteira após registros de gripe aviária na Bolívia
Com a confirmação de quatro casos de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) na Bolívia, neste mês, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) reforçou as ações de vigilância ativa nas regiões de fronteira com o país vizinho. Técnicos do órgão estão realizando visitas nas propriedades consideradas de risco
Estudante quer ser 1ª médica de comunidade quilombola de Mato Grosso
Descendente de escravos, a estudante de medicina Nádia Silviely Benites Saturnino, de 22 anos, é uma das beneficiadas com a bolsa de estudo de R$ 900 por mês, concedida pelo Governo de Mato Grosso aos acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de origem quilombola.
Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para diversos cargos e regionais
A Prefeitura de Cuiabá convoca 209 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro Reserva Nº 009/2022/GS/SME, da Secretaria Municipal de Educação (SME), para diversos cargos e regionais.
Os candidatos convocados devem comparecer à Secretaria de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, nas datas e horários definidos nos editais, para entrega de documentos e atribuição.
Governador articula parceria com ministro para reforçar segurança na fronteira de MT
Em reunião com o ministro da Justiça, Flávio Dino, nesta terça-feira (07.02), em Brasília, o governador Mauro Mendes propôs parcerias para reforçar a segurança na extensa área de fronteira de Mato Grosso. Mauro Mendes explicou que, hoje, o Governo conta com 140 agentes realizando este trabalho
Primeira-dama de MT deve passar por procedimento cirúrgico
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, deverá passar por procedimento cirúrgico, após ser diagnosticada com uma cardiopatia congênita. Exames realizados no Hospital Albert Eistein, em São Paulo, confirmaram a necessidade de cirurgia para correção no coração. A doença tem evolução lenta e geralmente é identificada apenas na idade adulta.
Na última sexta-feira (03.02), Virginia fez consulta e exames na unidade hospitalar. Ela já está em Cuiabá e aguarda o agendamento da cirurgia.
Número de mortos na Turquia e na Síria após terremoto chega a 3,7 mil
O forte terremoto que atingiu parte do território da Turquia e o Noroeste da Síria matou mais de 3,7 mil pessoas, e o inverno gelado tornou ainda mais complicada a situação de milhares de feridos ou desabrigados, além de afetar os esforços para encontrar sobreviventes.
O tremor de magnitude 7,8 graus na escala Richter, que ocorreu antes do nascer do sol, foi o pior a atingir a Turquia neste século. O terremoto foi seguido, no início da tarde, por outro grande tremor de magnitude 7,7.
Os abalos derrubaram prédios residenciais inteiros em cidades turcas e causaram devastação também para milhões de sírios deslocados por 11 anos de guerra civil no país.
Pesquisa apoiada pela Fapemat estuda uso de óleo de pequi e baru na nutrição de frangos
Uma pesquisa realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) busca melhorar a qualidade animal e segurança alimentar com a utilização de óleos extraídos do pequi e do baru na dieta de aves.