Notícias GERAL
Várzea Grande lança protocolo de atendimento a crianças e adolescentes
No dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei n.º 8.069 - completou 32 anos, 13 de julho de 2022, a Rede Protege - Articulação Intersetorial da Rede de Atendimento à Criança e Adolescente de Várzea Grande lançou a terceira edição do “Protocolo Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”. A versão é exclusivamente digital e pode ser consultada aqui. O evento foi realizado no auditório 05, Bloco D, do Centro Universitário Univag, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério Público de Mato Grosso no YouTube (assista).
Guia do Ministério da Saúde traz dicas para alimentação de crianças
Segundo dados do Relatório Público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, das crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde em 2020, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,8% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso. Dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade
OMS mantém pandemia da covid-19 como emergência internacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (12), em nota, que a pandemia da covid-19 continua a constituir uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Segundo o Comitê de Emergência da OMS para a Pandemia, que se reuniu na sexta-feira (8), a covid-19 ainda atende aos critérios de um evento extraordinário que continua a impactar negativamente a saúde da população mundial.
O recente aumento da taxa de crescimento de casos em muitos países em diferentes regiões foi um dos motivos para a avaliação do comitê. Além disso, a avaliação é que a evolução contínua e substancial do vírus deve continuar de forma imprevisível, e que o surgimento e disseminação internacional de novas variantes do SARS-CoV-2 podem apresentar impacto ainda maior na saúde.
Licenciamento de veículos com placa final 7 deve ser pago até dia 31 de julho
Os proprietários de veículos com placa final 7 têm até o dia 31 de julho para pagar o Licenciamento 2022. A taxa pode ser emitida no site do Detran-MT, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Após o pagamento da taxa, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pode ser emitido em formato digital (arquivo em PDF) ou impresso em papel comum, pelo site do Detran, em qualquer lugar que o cidadão tenha acesso à internet e impressora.
O Licenciamento em papel moeda, o antigo “verdinho”, não é mais emitido pelo Detran há mais de dois anos.
CGE abre inscrições para capacitações em controle de obras públicas
A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) abriu inscrições para três novas capacitações: “Utilização de Drones para Fiscalização de Obras Rodoviárias”, “Utilização da Modelagem de Informação da Construção (BIM) para Projetos de Infraestrutura” e “Boas Práticas para Fiscalização de Obras Públicas”. Os cursos serão realizados nos dias 20, 21 e 22 de julho, respectivamente, das 14h30 à 17h30, no auditório da CGE-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Para efeito de certificação, as inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho pelo endereço eletrônico: http://capacitacoes.controladoria.mt.gov.br, onde também estão disponíveis informações adicionais sobre os treinamentos. As inscrições devem ser feitas em separado para cada dia, pois as certificados serão emitidos por dia de curso.
Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de TNE e ASG
A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta sexta-feira (8), os editais de convocação de três candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).
Quórum baixo faz Lira adiar para próxima semana a votação das PECs do Estado de Emergência e da Enfermagem
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para a próxima terça-feira (12), a partir das 13h55, a votação do piso salarial da enfermagem (PEC 11/22) e da criação do estado de emergência até o final do ano para viabilizar a ampliação de benefícios sociais e econômicos (PEC 15/22).
Segmentos do comércio comemoram lançamento do Alvará de Construção Automático de Cuiabá
Representantes de entidade de classe do comércio, em especial dos segmentos da construção civil e imobiliário, comemoraram, nesta terça-feira (5), o lançamento do Alvará de Construção Automático da Prefeitura de Cuiabá, realizado na sede da Fecomércio-MT. O evento contou com a participação do presidente da entidade, José Wenceslau de Souza Júnior, do prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Renivaldo Nascimento, entre outras autoridades.
Representando o segmento da habitação no estado (Secovi-MT), Marco Pessoz, destacou a capital mato-grossense como uma das poucas do país a fornecer a emissão de alvará em formato digital.
Nota Pública - caso Paccola
O Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) vem a público repudiar o assassinato do servidor público, Alexandre Miyagawa.
O servidor foi morto a tiros pelo vereador Marcos Paccola, na sexta-feira (01/07). É conhecida a reiterada conduta do vereador na apologia ao porte e uso de armas e à violência. A prática do homicídio levou a vereadora Edna Sampaio (PT) a pedir a abertura de processo por quebra de decoro, no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá.
O PT-MT apoia a iniciativa da vereadora Edna Sampaio. O crime do vereador Paccola precisa ser investigado com todo rigor, agilidade e transparência pela Polícia Civil, julgado pelo judiciário estadual na forma da lei.
Edna pede afastamento de Paccola
A vereadora Edna Sampaio (PT) protocolará ainda nesta segunda-feira (4) junto à presidência e à Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá uma representação por quebra de decoro parlamentar com pedido de afastamento cautelar do vereador Marcos Paccola (Republicanos), investigado pelo assassinato do policial penal Alexandre Miyagawa, na noite da última sexta-feira (1º).
No documento, ela argumenta que a conduta de Paccola extrapola qualquer limite suportável, avilta e rebaixa a Casa Legislativa e representa um risco aos demais parlamentares. Também pede a intimação de Janaína Sá, namorada da vítima.
A parlamentar também cita outro pedido de cassação contra Paccola apresentado pelo Partido dos Trabalhadores e protocolado por ela em abril deste ano