Notícias MEIO AMBIENTE
Sema reduz tempo médio de resposta ao cidadão em 43%
Para o presidente do Cipem, Rafael José Mason, o empenho da secretaria em melhorar os procedimentos, atualizar legislação e estar aberta para receber e ouvir as demandas do setor tem sido de extrema importância. “Sabemos que não é um trabalho fácil mudar a cultura da gestão pública, por isso parabenizados toda a equipe pelo esforço”.
Integração de forças vence incêndio florestal no Parque Estadual do Araguaia
Toda operação foi apoiada pela SEMA, SESP, CBMMT, Prefeitura de Novo Santo Antônio, ONG Aliança da Terra e agricultores da região. Equipes da ONG e unidades do CBM da região vão manter vigilância no pelos próximos dias.
Servidores da Sema participam de curso de primeiros socorros e combate a incêndio
Entre os temas ensinados ao longo dos dias 14 a 17 de agosto, estiveram: como fazer o uso de extintores, das saídas de emergências, identificação de sinalização e rotas de fuga, além de procedimentos que devem ser realizados em situações adversas registradas no dia a dia do servidor, entre elas, queimaduras e respiração boca a boca em caso de emergência.
Desmatamento na Amazônia diminuiu 21% em um ano
Todos os estados da Amazônia Legal apresentaram redução, com destaque para Tocantins (56%), que teve o maior índice. O estado é seguido por Roraima (37%), Acre (32%) e Pará (31%). Além disso, o levantamento indica que, em julho deste ano, 61% do desmatamento ocorreu em áreas privadas ou sob diversos outros estágios de posse.
Fogo se propaga e dificulta combate ao incêndio no Parque Estadual do Araguaia
O Parque Estadual do Araguaia se localiza no município de Novo Santo Antônio, entre os municípios de Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada e São Felix do Araguaia. Do outro lado do rio Araguaia fica o Estado de Tocantins. O parque está a 850 quilômetros de Cuiabá, contém uma vegetação de alagados, cerrado, floresta e compõe um mosaico de Unidades de Conservação para proteção do rio Araguaia e suas riquezas.
Pesquisa sobre biomas recebe apoio de R$ 25,75 milhões
Os recursos serão distribuídos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que, além de promover os editais, também realiza feiras, mostras e olimpíadas científicas. Os repasses serão distribuídos por bioma: Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas.