Notícias MEIO AMBIENTE
Cuiabá fecha o cerco contra descarte irregular de lixo e aplica mais de R$ 29 mil em multas em “bota-foras”
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) encerrou o mês de março com 20 multas aplicadas em empresas que atuam na Capital com o serviço de transporte de resíduos de construção civil e resíduos volumosos.
Aeronave é destruída após fechamento do espaço aéreo em terra Yanomami
Operação conjunta entre as Forças Armadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) destruiu uma aeronave em solo e prendeu dois homens em uma pista clandestina de garimpo ilegal, dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na noite da última quinta-feira (6).
Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que o prazo de envio de dados municipais de 2022, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vai até o dia 30 de maio, e que o fornecimento é condição para acesso aos recursos públicos federais para saneamento básico.
Período proibitivo para exploração do Manejo Florestal Sustentável terminou no sábado
Terminou no sábado (01.04) o período de proibição da exploração do Manejo Florestal Sustentável, chamado popularmente de "piracema da madeira". O objetivo da proibição, que acontece todos os anos, é proteger o solo do impacto ambiental da retirada de madeira no período de chuva.
"Fachin pode decidir em favor do rio Cuiabá", acredita Wilson Santos
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) confirmou na tarde desta quinta-feira (30), que a reunião entre deputados de Mato Grosso e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, teve resultado satisfatório. A comitiva defende a manutenção da lei nº 11.865/22, que proíbe a construção de barragens e hidrelétricas no Rio Cuiabá, em Mato Grosso, que é questionada no STF.
Fachin é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7319, movida pela Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ambas afirmam que a lei estadual teria invadido a competência privativa da União para legislar sobre água e energia.
Mato Grosso tem menor número de focos de calor dos últimos cinco anos
Mato Grosso apresenta, nos três primeiros meses de 2023, o menor número de focos de calor registrado nos últimos cinco anos, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em comparação com o ano passado, a redução de incêndios deste ano é de 23%. Vários fatores influenciam na redução dos focos de calor
Operação para combater crimes contra fauna no Pantanal Mato-Grossense
As ordens de busca e apreensão têm como alvo seis propriedades rurais situadas na região do Pantanal, três endereços comerciais e um residencial, além de um mandado itinerante em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) e Sinop (500 km ao norte da Capital). O trabalho realizado de forma terrestre e aéreo
Sema-MT interrompe desmatamento ilegal em Tangará da Serra e apreende maquinários; veja vídeo
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) flagrou nesta quinta-feira (16.03) o desmate sem autorização ambiental em uma fazenda de Tangará da Serra (243 km distante de Cuiabá). Foram apreendidos dois tratores esteira e um correntão, que foram utilizados para o desmate.
A cena foi filmada pelos fiscais. Nas imagens, é possível ver o uso de dos tratores para o corte raso de vegetação do Bioma Amazônia. A ação foi realizada pela Diretoria Desconcentrada da Sema de Tangará da Serra (DUD Tangará).
Leis frágeis ajudam expansão de garimpo ilegal na Amazônia, diz dossiê
Um dossiê divulgado nesta semana aponta que o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas na Amazônia está relacionado à falta de fiscalização, omissão das autoridades, leis frágeis e vulnerabilidade das áreas exploradas.Elaborado pela Aliança em Defesa dos Territórios, o dossiê “Terra Rasgada: como avança o garimpo na Amazônia brasileira”
Governo de MT debate soluções sustentáveis para famílias que vivem em zona de garimpo
O Governo de Mato Grosso participa, entre os dias 22 e 24 de março, do 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS), realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com o objetivo de debater soluções sustentáveis para as famílias em situação de vulnerabilidade que vivem nas zonas de garimpo.