Notícias MEIO AMBIENTE
Perícia constata que incêndio em reserva no Pantanal foi provocado por ação humana
Laudos das perícias realizadas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) apontam que os incêndios registrados na região do Pantanal mato-grossense foram provocados por ação humana. Os laudos foram encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema)
Mourão faz apelo a moradores da Amazônia: “Vamos evitar queimadas”
Mourão acredita que parte da solução para uma atividade econômica sadia na Amazônia seja a assistência técnica rural, com educação adequada e tecnologicamente avançada. A conscientização da importância da sustentabilidade para os povos locais também é parte estratégica da abordagem adotada pelo governo.
Equipe de fiscalização apreende maquinário usado em desmatamento ilegal em Colniza
A equipe de fiscalização ambiental formada por agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático da Polícia Militar (Rotam) apreendeu uma pá carregadeira que estava sendo utilizada para desmatamento ilegal.
Anta é resgatada no Pantanal com patas e coxa queimadas
Uma equipe formada por técnicos da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), médicos veterinários e voluntários, entre eles uma bióloga, resgataram uma anta que apresentava ferimentos causados por queimaduras nas quatro patas e na coxa direita. O resgate aconteceu quando a equipe distribuía bebedouros de plástico em locais que estão com escassez ou falta de água, na região do Pantanal, na sexta-feira (28.08).
Sema orienta população sobre risco de alimentar animais nos Parques Estaduais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) orienta a população a não alimentar os animais dos parques estaduais por conta própria. A alimentação inadequada é prejudicial ao animal silvestre e traz riscos, tanto aos bichos quanto a população, gera um desequilíbrio na cadeia alimentar e é proibido por lei.
O Parque Estadual Mãe Bonifácia, o mais frequentado pela população, tem bebedouros distribuídos pela unidade, com manutenção diária e tanque perene de mais ou menos 3x5m.
Campanha arrecada medicamentos e utensílios para ações de resgate de animais no Pantanal
Equipe de médicos-veterinários coordenada pelo Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (Cempas) da UFMT fará o primeiro atendimento aos animais em recintos ficarão dentro do Centro de Triagem e Resgate de Animais Silvestres emergencial do Pantanal (Cetras) construído no quilômetro 17 da rodovia Transpantaneira (Posto Fiscal).
Florestas de MT seguem vigiadas por satélites de alta resolução até 2021
O Estado de Mato Grosso será beneficiado pelo Sistema de Monitoramento da Cobertura Vegetal, por mais um ano. O contrato do serviço foi renovado pelo Programa REM (da sigla em inglês, REDD+ para pioneiros), por meio do Fundo Brasileiro da Biodiversidade (Funbio).
Sema apreende redes, arma e munições em operação realizada no Norte de Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Equipe de Fiscalização de Fauna (CFF), apreendeu, no norte de Mato Grosso, 22 redes de emalhar, uma arma de fogo calibre 22, 20 munições calibre 22 e nove munições calibre 36, sendo duas deflagradas.
"Vamos responsabilizar duramente quem, por má-fé ou conscientemente, causar incêndios", afirma governador
O governador Mauro Mendes afirmou para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que o Estado irá responsabilizar duramente quem, por má-fé ou conscientemente causou incêndios. De acordo com ele, ninguém será responsabilizado indevidamente porque o incêndio está em uma área rural.
Parceria entre Governo e setor produtivo é fundamental para o combate aos incêndios
O Governo do Estado tem atuado de forma integrada com o setor produtivo para combater os incêndios e queimadas ilegais em Mato Grosso. A parceria é fundamental, segundo o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, uma vez que os produtores também têm interesse em combater os incêndios para proteger as propriedades.
“As queimadas são um problema que não podem ser dissociados, Governo e produtores. Cada um tem que fazer a sua parte. Tanto na pecuária, quanto na agricultura, há muito tempo que o fogo deixou de existir, não podemos ter incêndios, e é nosso interesse proteger nossas propriedades, combatendo os incêndios em parceria com os órgãos públicos estaduais”, afirmou Corral.