Notícias MEIO AMBIENTE
Sema e Polícia Ambiental retiram 80 armadilhas para capturar peixes do Rio Cuiabá
A equipe de Fiscalização de Fauna (CFF) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, retirou na manhã desta segunda-feira (05), cerca de 80 cevas fixas do rio Cuiabá na região de barra do Aricá, município de Santo Antônio do Leverger
A ceva fixa é uma prática inapropriada de pesca, em que infratores montam armadilhas com alimentos para atrair os peixes e capturá-los. Esta modalidade é proibida não somente no período em que estamos, a Piracema, mas durante todo o ano conforme a Lei da Pesca (Lei 11.959/2009).
Barcos e motores entregues pela Sema a municípios reforçam fiscalização durante a Piracema
Os barcos entregues pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aos municípios descentralizados irão reforçar a fiscalização dos rios mato-grossenses durante o período de Defeso da Piracema, que começou no dia 1º de outubro e seguirá até o dia 31 de janeiro de 2021.
Posto de Atendimento a Animais Silvestres distribui mais de 2,3 milhões de litros de água
O Posto de Atendimento Emergencial aos Animais do Pantanal (PAEAS Pantanal) já distribuiu mais de 2,3 milhões de litros de água em atenção aos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no bioma. A força-tarefa também já destinou mais de 53 toneladas de alimentos em pontos estratégicos
Operação Resiliência Pantanal apreende 5 tratores usados em desmatamento e evita queimadas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar, realizou a Operação Resiliência Pantanal, com objetivo de fiscalizar alertas de desmatamento indicados pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal que utiliza Imagens de Satélite Planet. A ação abrangeu os municípios de Barão de Melgaço, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, entre os dias 22 de novembro e 02 outubro.
Durante a Operação foram fiscalizadas dezesseis propriedades rurais com a apreensão de cinco tratores de pneu, que estavam sendo utilizados em desmatamento de vegetação nativa. Ao total se aplicou R$ 12,2 milhões em multas, relacionadas a desmatamento, descumprimento de embargo com uso de fogo intencional e tentativa de impedir a fiscalização.
Estados da Amazônia Legal divulgam diagnóstico de licenciamento ambiental
Os Estados da Amazônia Legal apresentam diagnóstico do licenciamento ambiental em quatro cadeias produtivas estratégicas para a região da Amazônia Legal: pecuária, agricultura de grande escala, manejo florestal madeireiro e manejo florestal não madeireiro.
Órgãos intensificam fiscalização nos rios de Mato Grosso
Os órgãos de fiscalização ambiental do Estado de Mato Grosso lançaram na quinta-feira (01) a Operação Piracema que visa coibir a pesca depredatória durante o período de reprodução dos peixes. Nos rios estaduais, a piracema segue até 31 de janeiro de 2021. A fiscalização nos rios é feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
Combate e controle dos focos de incêndios estão concentrados na Região Sul do Pantanal
Dando continuidade as ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, o Governo de Estado concentra a atuação na região Sul do Pantanal, já que as demais foram consideradas sob controle, conforme último levantamento Centro Integrado Multiagências (Ciman-MT), apresentado durante reunião nesta terça-feira (29.09) com as instituições e secretarias que integram o grupo.
Esta é a terceira reunião ordinária, cujo objetivo é apresentar um panorama da situação de combate aos incêndios florestais, assim como o andamento da operação Pantanal II, iniciada há 54 dias. As informações são baseadas no monitoramento feito pelo satélite AQUA-M-T, provido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Bombeiros militares realizam prisão em flagrante por crime ambiental
A equipe da base descentralizada Bombeiro Militar de Apiacás (mil quilômetros de Cuiabá), realizou uma prisão em flagrante na tarde de domingo (27.09).
Três pessoas, sendo um adulto e dois adolescentes, estavam praticando ato de queimada ilegal na chácara Santo Antônio. O crime foi flagrado durante ronda ostensiva, após os agentes avistarem grande volume de fumaça. Ao chegar no local, a guarnição flagrou ato de queimada ilegal em pastagem.
Imediatamente foi dada voz de prisão aos mesmos e, não havendo resistência, os infratores aguardaram no local sob vigilância de um militar da guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), que já havia solicitado apoio da Polícia Militar, enquanto era realizado o combate do fogo.
Sob coordenação do Governo do Estado, militares da Força Nacional iniciam combate aos incêndios
Os 48 militares da Força Nacional enviados para Mato Grosso iniciaram nesta sexta-feira (25.09) as atividades de combate e controle dos incêndios na região do Pantanal. Sob orientação do Comitê Integrado Multiagências de Mato Grosso (Ciman-MT), o grupo teve acesso ao mapa com as localizações dos focos e instruções para a atuação com segurança.
Batalhão Ambiental da PM resgata tamanduá- bandeira ferido no Cinturão Verde
Policiais do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar resgataram um tamanduá-bandeira, na quarta-feira (23.09), no bairro Cinturão Verde, em Cuiabá. A PM encaminhou o animal silvestre que apresentava alguns ferimentos para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Por volta das 10h, uma equipe de militares recebeu uma solicitação de resgate de animal silvestre na região da Linha 14, no Cinturão Verde, zona rural de Cuiabá. Os policiais identificaram que o animal se tratava de um tamanduá-bandeira e que o mamífero apresentava ferimentos na região do focinho, pata traseira e na cauda.
Diante do quadro de saúde do animal, a polícia conduziu o tamanduá para a Universidade Federal de Mato Grosso para receber cuidados adequados que a situação requer.