Notícias MEIO AMBIENTE
Mato Grosso reduz desmatamento e áreas afetadas por queimadas
Embora ainda precise continuar a fazer o dever de casa, Mato Grosso vem reduzindo as queimadas e os desmatamentos em seu território. Entre 2017 e 2018, por exemplo, caiu de 1.561 para 1.490 a quantidade quilômetros quadrados desmatados, tendo sido, ao lado de Tocantins e Maranhão, um dos poucos Estados da Amazônia Legal a obter este resultado.
Lixeiras subterrâneas ajudam na coleta seletiva e inclusão de catadores
Mais duas lixeiras subterrâneas foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá nesta quarta-feira (31). As novas estruturas, construídas na Praça Caetano Albuquerque e na Avenida Getúlio Vargas (próximo à Praça da República) se juntam ao compartimento inaugurado, anteriormente, na Praça Alencastro. Com capacidade de armazenamento de cerca de seis toneladas de resíduos, somados os três conjuntos, elas chegam à Capital com pelo menos dois principais objetivos traçados.
O primeiro deles é o de ser mais uma ferramenta utilizada pelo Município para o avanço na coleta seletiva pela cidade. As lixeiras são compostas por três contêineres enterrados e divididos em duas categorias.
Sistema da Sesp acompanha em tempo real incêndios florestais e queimadas urbanas
Em menos de 24 horas, o sistema de monitoramento de incêndios florestais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) registrou 501 ocorrências de focos de calor em áreas urbanas e rurais de Mato Grosso. O registro compreende o período das 18 horas da quinta-feira (25) até às 8 horas desta sexta-feira (26.07).
Batalhão Ambiental da PM resgata filhote de onça perdido em lavoura em Jaciara
Policiais do Batalhão de Proteção Ambiental resgataram em Jaciara (144 km de Cuiabá), um filho de onça parda que estava perdido em uma área de lavoura. As primeiras informações sobre a localização do felino chegaram na 9ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militares de Jaciara, que por sua vez acionou o Batalhão Ambiental.
Justiça defere liminar para suspender obras de ampliação da Orla do Porto
A Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá deferiu o pedido de liminar ajuizado pelo Núcleo de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística para que “se impeça o início ou para que se suspenda a realização da segunda etapa das obras de ampliação da Orla do Rio Cuiabá
Empaer e Indea orientam produtores sobre descarte de embalagens vazias de agrotóxico
Com o objetivo de orientar sobre a destinação de embalagens vazias de agrotóxico, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), realizou palestras no município de Colíder (650 km ao Norte de Cuiabá).
Mato Grosso tem queda no desmatamento pelo quarto mês consecutivo
Pelo quarto mês consecutivo, Mato Grosso obteve queda no desmatamento da Amazônia, de acordo com o Serviço de Alerta do Desmatamento (SAD) publicado mensalmente pelo Instituto Imazon. Avaliando apenas o período de 30 dias em comparação a maio de 2018
Nova legislação pretende tornar regras do licenciamento ambiental mais claras
A legislação que rege o licenciamento ambiental no Brasil foi tema de discussão entre diversos setores na manhã desta segunda-feira (24.06). Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Federal dos Deputados apresentaram para a sociedade as linhas gerais sobre a discussão que pretende criar regras
Cuiabá avança no sistema de coleta de lixo com a chegada da Balsa Ecológica
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega na segunda-feira (24), às 8h, na Praça Luís de Albuquerque, mais uma inovadora ferramenta que vai fazer parte do conjunto de ações voltadas para o recolhimento e destinação de lixo. Com a ideia de potencializar as atividades de preservação daquele que é considerado o maior patrimônio natural da cidade, o Município realiza o trabalho de coleta fluvial no Rio Cuiabá com a primeira Balsa Ecológica.
A chegada da Balsa Ecológica integra as medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.
MT planeja empregar uso controlado do fogo para prevenção de incêndios
O Estado de Mato Grosso, por meio do Comitê do Fogo, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Corpo de Bombeiros Militar, estuda aplicar a técnica de Manejo Integrado do Fogo (MIF) para diminuição de material combustível, prevenindo incêndios florestais de grandes proporções.